21 2563 1919

Menu Auxiliar

Início >> Acontece >> Cobertura de Eventos >> UniCarreira 2017 | Cada linguagem em seu lugar

Text Resize

-A +A

UniCarreira 2017 | Cada linguagem em seu lugar

qua, 17/05/2017 - 15:04 -- Anônimo (não verificado)

UniCarreira 2017 | Cada linguagem em seu lugar

Cobertura de Eventos
16 Maio 2017

Por Giulia Elena Correia Pinto, aluna da UniCarioca 

Com mais de três décadas de experiência em sala de aula, sempre utilizando o humor e fatos do dia a dia para ensinar o uso da norma culta da língua portuguesa, o professor Sérgio Nogueira – um dos fundadores da UniCarioca – foi um dos palestrantes que abriram a UniCarreira, na unidade Rio Comprido. Ele bateu um papo com os estudantes sobre a importância da língua portuguesa para o futuro profissional.

Consultor de língua portuguesa do jornal O Globo desde 1991, o palestrante brincou dizendo que a linguagem é adequada ao lugar e às pessoas: assim como você não vai para a missa de vestido curto e chinelo, nem para a praia de terno e gravata, usar uma linguagem coloquial e informal em uma entrevista de emprego, ou para redigir uma petição, não é adequado. Já na área empresarial, o profissional deve redigir bem contratos e até mesmo e-mails, disse Sérgio, já que o famoso “internetês” (com gírias e abreviações) circunda por esses meios online.

Sérgio afirmou ainda que as conhecidas indagações “essa palavra está certa?” ou “está errada?” são superestimadas por nós, falantes da língua portuguesa, já que existem as chamadas “variantes linguísticas”, modos de falar em diferentes regiões, para diferentes gerações, e diferentes tempos. O importante, segundo o palestrante, é se fazer entender, comunicar a mensagem com sucesso, e não se preocupar em usar palavras rebuscadas, de difícil entendimento. “A melhor forma de se falar é falar para você, para eles, para todos, ou seja, se fazer entendido”, afirmou Sérgio.

0 Comentário(s)

Comentar