21 2563 1919

Início >> Acontece >> Cobertura de Eventos >> UniCarreira 2017 | O sucesso e seu plano de negócios

UniCarreira 2017 | O sucesso e seu plano de negócios

qua, 17/05/2017 - 15:03 -- Anônimo (não verificado)

UniCarreira 2017 | O sucesso e seu plano de negócios

Cobertura de Eventos
16 Maio 2017

Por Leonardo Machado, estudante da UniCarioca

A palestra da professora Rosa Valim – formada em Comunicação, pós-graduada em Empreendedorismo, mestre em Design e doutora em Psicossociologia – tratou de seu livro “Como elaborar seu plano de negócios”, que tem como objetivo ajudar o estudante, o empreendedor ou até mesmo aquela pessoa que deseja abrir um negócio sem ter muito conhecimento profundo sobre tal assunto.

Falando aos alunos na primeira manhã da UniCarreira, na unidade Rio Comprido, Rosa ressaltou que para um empreendimento ser bem-sucedido deve-se trabalhar com algo que goste e se qualificar sempre: “Claro que também é muito importante ter sorte e trabalhar duro”, afirmou. Toda microempresa começa de baixo para depois pensar na figura maior, num crescimento quantitativo e qualitativo da empresa. Quando se abre uma empresa, é preciso pensar em correr riscos calculados, em juros, impostos, na instabilidade, na mudança de governo. São vários fatores que levam uma empresa à falência. No Brasil, 16,32% dos negócios fecham em um ano por causa do mau planejamento ou pela inexistência de um plano de negócios.

A professora da UniCarioca também abordou algumas partes do projeto, como as bases da empresa (missão, visão e estrutura legal), a análise SWOT (forças competitivas/concorrentes, pontos fortes e pontos fracos, cenário econômico), o plano de operações (como colocar o projeto na prática) e estratégias de posicionamento (qualidade, preço e marca).