21 2563 1919

Menu Auxiliar

Início >> Acontece >> Vida e Carreira >> Como adquirir bons hábitos de estudos?

Text Resize

-A +A

Como adquirir bons hábitos de estudos?

qua, 03/05/2017 - 15:25 -- Anônimo (não verificado)

Como adquirir bons hábitos de estudos?

Vida e Carreira
3 Maio 2017

Por Vânia Henriques,
Coordenadora do Serviço de Orientação à Aprendizagem (SOA)

Na verdade, não existe uma receita pronta, que a partir das misturas dos “ingredientes” eu começo a ter, ou melhor, a praticar os bons hábitos de estudo. O que precisamos é nos conscientizarmos da necessidade de estarmos pré-dispostos a aprender, ou seja, estarmos abertos a novas adaptações, mediante ao nosso estilo de vida. Em qual momento seria melhor para estudar determinado conteúdo, e como estudar este conteúdo, se tenho bastantes dificuldades?

Uma dica inicial seria o Método dos Mapas Mentais, que se caracteriza por uma estratégia para a organização visual das ideias, por meio de palavras-chave, cores, imagens, figuras e símbolos. Em seu livro Você sabe Estudar? Castro (2015) define o que seriam esses mapas da seguinte forma: “No fundo, os mapas mentais são desenhos criados para ajudar a compreender alguma ideia. Na verdade, não passam das mesmas ideias e palavras, apresentadas fora da disciplina linear do texto tradicional e, se desejado, enriquecida de imagens” (p.74).

O que observamos na confecção destes mapas mentais é que começamos com uma ideia central, maior, grafada como estrutura principal e em torno dela irão se ramificar todas as outras ideias ou conceitos relacionados. Exemplo:

Sendo assim, podemos perceber as vantagens que teremos ao desenvolver essa forma de estudo. Primeiro, por fazer parte de um aprendizado ativo, aprendemos com a prática, aprendemos contextualizando, dando significados aos principais conceitos que tenho que absorver. Depois, ele torna-se importante para a memorização e a aprendizagem de determinados conteúdos.

Portanto, vamos repensar os nossos hábitos de estudo, para desenvolvermos, positivamente, uma forma dinâmica para adquirirmos novos conhecimentos em nossa jornada acadêmica.

Qualquer dúvida entre em contato através do e-mail, soa@unicarioca.edu.br e agende um horário.

Bons Estudos!

0 Comentário(s)

Comentar