21 2563 1919

Menu Auxiliar

Início >> Acontece >> Vida e Carreira >> Coração tranquilo

Text Resize

-A +A

Coração tranquilo

seg, 14/09/2015 - 15:08 -- Anônimo (não verificado)

Coração tranquilo

Vida e Carreira
14 Setembro 2015

Por Maura Xerfan
Coordenadora do Núcleo de Orientação à Carreira

Quem ainda não se deliciou ouvindo Leila Pinheiro cantando Serra ao Luar precisa parar e fazer isso para entender um pouco mais o tema do artigo dessa semana.  Pois hoje nossa coluna vai dar atenção a esse conjunto de expressões presentes nessas músicas “Tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo”. Esse refrão, considerado para muitos um mantra, foi escrito pelo compositor Walter Franco.

Por que nos referirmos a esse refrão como um mantra? Um mantra é uma frase que deve ser repetida por seus praticantes. O processo de repetição da frase auxilia a incorporação dela, de forma que como nosso cérebro também aprende por repetição, fortalecemos assim o aprendizado. É assim, por exemplo, que funciona o método Kumon, que ao repetir muitas vezes e praticar, se obtém a destreza.

Mas porque queremos aprender isso? Porque fortalecer em nós a ideia da mente quieta, espinha ereta e coração tranquilo? Espiritualidade, postura e equilíbrio, são segredos de vida, conquistas daqueles que aceitam o desafio do autoconhecimento.

Manter a mente quieta é calar as vozes de sentimentos como medo, angústia, culpa e preocupações que nos drenam forças e muitas vezes tiram nosso foco e atrapalham nossas decisões.

A espinha ereta, para mim, é uma referência sobre a nossa postura diante da vida, autoestima, dignidade, nossos valores. Um espelho de cuidar do corpo e refletir na alma

 O coração tranquilo vem da paz, ou melhor, de estar em paz consigo mesmo. De saber que você dá o seu melhor nas relações, no trabalho, em tudo que você faz em tudo que você empreende esforço.

Indo um pouco além do refrão acho importante destacar outro trecho da música que fala;

"Viver é afinar o instrumento
De dentro prá fora
De fora prá dentro
A toda hora, todo momento…"

 A afinação com a vida é fundamental. Tudo o que nos acontece é uma oportunidade de reflexão e uma possibilidade de leitura e aprendizado que nos mantem afinados entre os acordes bons e os acordes ruins, precisamos viver em equilíbrio.

“De dentro pra fora, de fora pra dentro” – As palavras e sentimentos que emitimos e também com as quais nos alimentamos. A energia que nos abrimos para receber e aquela que emitimos. O intra e o interpessoal. Uma e outra atitude são frutos de nossas escolhas, não somos vitimas, somos coautores de nossas histórias.

A toda hora, todo momento…” É estar atento à nossa volta, identificar aquilo que nos faz bem, aonde desejamos depositar energia.

Não devemos nos iludir, para produzir mudanças em nossas vidas, temos que arregaçar as mangas e fazer as malas para umas das viagens mais interessantes, a do autoconhecimento.

E como disse Walter Franco, autor do “mantra” de Serra ao Luar, em entrevista ao Portal Terra: "A mente quieta não significa passividade, a espinha ereta é a postura natural de um ser humano com dignidade e o coração tranquilo só é possível se houver paz na consciência", diz ele. "Tudo é poesia e o resto é prosa".

Coloque essa música para tocar, acredite você pode tapar os ouvidos, mas não pode tapar o coração. Escute com ele bem tranquilo. 

Edição 54, da série Vida e Carreira, organizada pelo Núcleo de Orientação à (NOC) da UniCarioca 

 

0 Comentário(s)

Comentar