21 2563 1919

Menu Auxiliar

Início >> Acontece >> Vida e Carreira >> Não é só seu telefone que precisa ser SMART, suas metas também!

Text Resize

-A +A

Não é só seu telefone que precisa ser SMART, suas metas também!

ter, 05/01/2016 - 17:13 -- Anônimo (não verificado)

Não é só seu telefone que precisa ser SMART, suas metas também!

Vida e Carreira
5 Janeiro 2016

Por Maura Xerfan
Coordenadora do Núcleo de Orientação à Carreira

Sempre que um novo ciclo se inicia, fazemos uma lista de compromissos e metas que estabelecemos para nós mesmos. Mas quando olhamos “a listinha” do ano passado tendemos a ficar desanimados porque vemos que muita coisa não saiu do papel. Mas antes de desanimar, pergunte-se: Você estabeleceu metas atingíveis? 

Nossa proposta aqui é exercitar um método que ajude os leitores da Coluna Vida e Carreira a aprender como desenvolver metas claras e razoáveis e também monitorar os passos que precisa para alcançar seu objetivo.

Aliás, é comum ver as pessoas confundirem meta e tarefa, quando na realidade são coisas bem diferentes. A meta é aquilo que você deseja atingir. A tarefa está ligada aos passos que você precisa dar em direção à meta, trocando em miúdos, é o que você tem de fazer para consegui-la. 

Conheça alguns princípios que o ajudarão a trabalhar suas metas:

S.M. A.R .T  => Tenha em mente essas letrinhas! Essa sigla, que vem do inglês, é preciosa e pode lhe ajudar muito.

Metas Atingíveis São:

  1. Específicas – Uma meta deve ser clara e bem definida. Sem uma direção específica fica difícil percorrer o caminho para o sucesso. Quando você define precisamente aonde você quer ir, chegar lá se torna muito mais fácil.

 Dica: O que faz sentir faz sentido. A motivação nasce quando você  sente que o que faz tem sentido e, quando gosta do que está fazendo.   Pergunte-se: Qual o significado, a importância, que sua meta tem para você?  É nessa direção mesmo que quer seguir?

2. Mensurável – Números são bons, nos ajudam muito na monitoração e mensuração das metas. Trate de incluir quantias exatas, datas e outros fatores em seu objetivo para que assim você possa medir se está no caminho certo.

Dica: Defina alguns critérios para avaliar sua meta. Metas menores, prazos, são formas interessantes de monitorar e mensurar o andamento.

  1. Atingível – Sua meta precisa ser atingível e deve ser motivadora. Pense no que irá ganhar ao atingir suas metas. De certo, terá que sacrificar algo para atingi-la, então, compare perdas e ganhos. Olhar para os resultados deve motivar você. Pergunte-se: “O que eu perco e o que ganho”? Vale a pena?

Dica: Faça suas metas serem atingíveis, mas as mantenha sempre desafiadoras. Não estabeleça metas fáceis demais e nem as impossíveis, caso contrário não terá motivação que suporte sua trajetória.

  1. Relevante – Mantenha a sua meta alinhada com aonde você quer ir. Não coloque o seu objetivo nas mãos de outras pessoas.

Dica: Apesar de poder contar com outras pessoas, uma das coisas importantes é ter a meta sob seu controle, que ela dependa mais ou unicamente de você. Isso evita que possamos nos sabotar e terceirizar a culpa, caso não atenda.

  1. Limite de Tempo – A sua meta deve ter um prazo. Pois junto com ele você estabelece limite.

Dica: Prazos são vitais, construa um cronograma.

Agora vamos lá: trace um plano de ação.  Afinal, quando temos: INTENÇÃO – AÇÃO não temos NADA, então pense em seus movimentos e cheque seus recursos. Considere importante fazer um check list dos recursos, entendo como recurso tudo que irá precisar para chegar a seu destino. Liste, enumere, contabilize. Pergunte-se: Do que vai precisar? Quanto custa atingir essa meta? Quem são os envolvidos? Qual a disponibilidade de horário para se dedicar a essa meta?

Aqui está um exemplo de uma meta nesse modelo

 “Minha meta é + verbo de ação + detalhes + medidas de sucesso +chave de resultados”

Exemplo: “Minha meta é completar com sucesso os créditos das disciplinas para me formar no tempo normal previsto para o meu curso”

Perguntas para incentivo:
 Até onde pretende ir em sua formação? Que tipo de educação você quer?

EM BREVE:_______________________________________________

MAIS TARDE:_______________________________________________

 Que tipo de trabalho você espera ter?

EM BREVE:_______________________________________________

MAIS TARDE:_______________________________________________

“ Quem tem um porquê para viver, pode enfrentar todos os como”.

Leve com você as palavras de Nietzsche e mãos à obra|!

Edição 65, da série Vida e Carreira, organizada pelo Núcleo de Orientação à (NOC) da UniCarioca

0 Comentário(s)

Comentar