21 2563 1919

Menu Auxiliar

Início >> Acontece >> Vida e Carreira >> Tempo de gratidão

Text Resize

-A +A

Tempo de gratidão

seg, 15/12/2014 - 17:26 -- Ryam Barroso

Tempo de gratidão

Vida e Carreira
24 Dezembro 2014

Por Maura Xerfan 
Coordenadora do Serviço de Orientação à Carreira (SOC) da UniCarioca

Mais um ano chegando ao fim e sabemos que a correria do dia a dia e os desafios que enfrentamos em nossas rotinas muitas vezes nos deixam abatidos pelo cansaço e nos fazem desanimar. Mas é também tempo de contabilizar nossas conquistas, valorizarmos nossas realizações pessoais e profissionais e, principalmente, sermos gratos.

A gratidão é definida pelo o ato de reconhecimento de uma pessoa por alguém ou por algo que lhe trouxer um benefício. Mas em um sentido mais amplo, a gratidão pode ser explicada também como reconhecimento abrangente pelas situações e dádivas que a vida lhe proporcionou e ainda proporciona.

A gratidão é uma virtude que precisa ser mais presente em nossas vidas. Agradecer precisa se tornar um hábito diário. Quando reclamamos mais que agradecemos, nos posicionamos como vítimas diante das situações e, com certeza, isso pode ser muito cômodo, mas não é saudável. É preciso mudar essa atitude de vítima para uma atitude positiva.

Gurumayi, um Guru Siddha,  disse: "Quando nos tornamos gratos, recebemos mais. Quando expressamos nossa gratidão, recebemos ainda mais. Esta é a lei da natureza".

Então, vamos aproveitar esse período em que o “nascer e o renascer” são verbos tão mencionados e trazer para nós a gratidão como uma semente de novos tempos. Vamos buscar a renovação limpando nossas mentes e nossos corações e, acredite, não há nada como o perdão para promover uma boa faxina e o amor para construir dias melhores. É tempo de refletir e vivenciar o mandamento da empatia e “amar ao próximo como a nós mesmos”.

Que possamos eliminar nossas crises de significado e encontrar a nossa verdadeira missão pessoal, aquilo que dá sentido a nossa vida priorizando mais nossas essências que nossas “querências”, que possamos viver a felicidade do ser e não do ter. Que renasça em nós o entusiasmo, a fé e a coragem de seguir em frente para sermos cada vez melhor.

Edição 19, da série Vida e Carreira, organizada pelo Serviço de Orientação à Carreira (SOC) da UniCarioca. 

1 Comentário(s)

Comentar

Maria Isabel
Maura! Você é sem igual. Acompanho os textos do Vida e Carreira,e sempre me fazem refletir. Um feliz Natal!
24.12.2014