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Você é bom de dinâmica? Avalie-se!

sex, 30/10/2015 - 09:45 -- Aline Pereira

Você é bom de dinâmica? Avalie-se!

Vida e Carreira
30 Outubro 2015

Por Maura Xerfan
Coordenadora do Núcleo de Orientação à Carreira

Muitos candidatos tremem só em pensar que vão enfrentar uma dinâmica de grupo. A dúvida de como agir ou do que está sendo avaliado são as mais recorrentes. A ideia de estar concorrendo com alguém e sendo observado pelo recrutador chega a paralisar os candidatos. Mas sabemos que na maioria dos processos seletivos, além de responder às perguntas o candidato precisará participar das atividades propostas. Sendo assim, a dinâmica acaba ficando entre você e aquele emprego, estágio ou trainee.

A dinâmica de grupo é usada para identificar conflitos entre pessoas, mas pode ser utilizada também com outras finalidades. Ela é um dos recursos mais utilizados em seleções de emprego e tem por objetivo avaliar como o candidato lida com determinada situações, prazos e limitações, e ainda como se relaciona com a equipe. A dinâmica ajuda o recrutador a avaliar se suas atitudes condizem com o perfil da empresa e da vaga oferecida.

Sabemos que sair de uma dinâmica sentindo-se bem sucedido não é nada fácil, pois a sua capacidade criativa, seu espírito de equipe, potencial de liderança e sua possível timidez estão ali, sendo avaliados em “real time”. Por isso, separamos algumas dicas para você. São dicas de especialistas na área que agrupamos e, se seguidas, devem garantir uma boa atuação.

  • Educação, cortesia e gentileza são as primeiras regras.
  • Ouça com atenção, se for o caso, faça perguntas.
  • Mostre-se participativo e colaborativo;
  • Pratique a boa comunicação: verbal, gestual ou escrita;
  • Proatividade, espírito de liderança e criatividades são comportamentos sempre avaliados;
  • Brilho nos olhos ao realizar as tarefas: motivação e entusiasmo;

Agora, que tal se avaliar?

Vamos lá, em escala de 01 a 05 pontue suas habilidades e atitudes:

Ouviu atentamente o que foi pedido e a opinião dos colegas?

Soube considerar as opiniões dos demais mesmo quando divergentes da sua?

Emitiu sua opinião?

Falou de forma gentil, clara e objetiva?

Exercitou sua capacidade de negociação?

Exerceu influência positiva sobre a equipe?

Contribuiu com o grupo ou com a solução?

Avalie seu relacionamento com a equipe

A postura ética foi preservada?

Gerou resultados efetivos para a sua equipe?

Se seu resultado ficou entre 10 e 24 pontos, há uma boa parcela de atitude e comportamento a ser trabalhada. Entre 25 e 35 pontos, você já está com meio caminho andado, és ó aperfeiçoar. Entre 36 e 50 pontos, mantendo esse desempenho você terá grandes chances de ser bem sucedido.

Edição 60, da série Vida e Carreira, organizada pelo Núcleo de Orientação à (NOC) da UniCarioca

 

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