21 2563 1919

Início >> Por Que Unicarioca >> Infraestrutura >> Laboratórios Especializados >> NUEI | Núcleo Universitário de Empreendedorismo e Inovação

NUEI | Núcleo Universitário de Empreendedorismo e Inovação

Objetivo

Criar condições para que os participantes obtenham diferencial inovador, por meio da melhoria de seus processos, gestão organizacional, sistemas e desenvolvimento humano através da metodologia peer-to-peer (P2P).

A Quem se Destina

O NUEI é destinado aos alunos, ex-alunos, professores e funcionários da Unicarioca, empresários, ou qualquer outra pessoa que demonstre interesse nas atividade oferecidas pelo Núcleo Universitário de Empreendedorismo e Inovação.

Metodologia Peer-to-Peer (P2P)

A aplicação de metodologias ativas no ensino superior é um dos grandes desafios observados na atualidade. Michel Bauwens fundador da fundação Peer-to-Peer (Peer-to-Peer Foundation) propõe que o aprendizado se dê como um processo contínuo de colaboração em trabalhos, pesquisas e atividades acadêmicas em geral explorando a produção baseada em pares.

Atividades Oferecidas

Assessoria Empresarial
Tem como finalidade apoiar os estudantes nas práticas de gestão e aos empresários no aconselhamento de práticas inovadoras. A proposta central consiste em fornecer orientações teóricas e práticas nos principais segmentos da organização. O enfoque estará tanto na abertura de um novo negócio como na gestão de negócios já existentes.
Peers: Ana Luísa e Marcelo Apelbaum

Consultoria Júnior
Tem como finalidade capacitar o desenvolvimento de ações para consultoria com as bases de um processo gerencial, aprimorando o desenvolvimento de competências gerenciais e tomada de decisão.
Peers: Alexandre Fernandes e Sissiliana Vilchez

Consultoria Master
Tem como objetivo desenvolver atividades específicas que exigem profundo conhecimento nas diversas áreas e ramos empresariais. Atua na assessoria de planos de negócios e gerência de projetos. Suas atividades são validadas pela equipe P2P responsável pela formação dos mesmos. Podem se inscrever os alunos formados em Consultoria Júnior.
Peers: Alexandre Fernandes e Sissiliana Vilchez

Iniciação Científica
Tem como objetivo funcionar como atividade de pesquisa científica para o estimulo às possibilidades de atuação no ambiente acadêmico e no cotidiano das organizações na medida em que coloca o aluno em contato como outros olhares acerca das situações do dia-a-dia das organizações contemporâneas.
Peers: Regina Célia Moraes e Lygia Ayres

Jogos de Negócios
Tem como objetivo proporcionar aos alunos uma experiência única envolvendo jogos de negócios, visando desenvolver uma simulação de decisões empresariais e de mercado em um ambiente virtual focado no espírito empreendedor e na utilização da inovação como vantagem competitiva com inteligência computacional.
Peers: Antonio Podgorski e Johnny Tafur

Preparatório para Certificações no Mercado Financeiro
Tem como objetivo auxiliar os alunos que tem interesse de atuar como profissional do mercado financeiro à obter a certificação CVM. Esta certificação é a porta de entrada para a carreira no Mercado Financeiro.
Peers: Cláudio Maciel e José Otávio Silva

Seminário de Práticas Inovadoras
Tem como objetivo registrar, compartilhar e promover o debate sobre práticas inovadoras com o uso de metodologia ativas no ensino-aprendizagem.
Peers: Priscila Fernandes e Rosa Valim

Startups: da Ideia ao Negócio
Tem como objetivo capacitar os alunos nos primeiros passos necessários para transformar ideias em negócios, e apoiar estas startups se tornarem empresas com um modelo de negócio rentável.
Peers: Antonio Podgorski e Rafael Targino