Educação superior em transformação: um chamado à ação global

Por Celso Niskier,

A educação superior tem como missão promover o bem comum. Esta frase curta, mas extremamente relevante e desafiadora, sintetiza boa parte do que foi debatido na Conferência Mundial de Educação Superior 2022 (World Higher Education Conference – WHECH 2022), realizada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em Barcelona (Espanha), entre os dias 18 e 20 de maio.

Tive a grande honra de ser convidado pelo Ministério da Educação (MEC) para representar a ABMES na delegação oficial do Brasil no evento. Chefiado pelo Secretário de Educação Superior, Wagner Vilas Boas de Souza, o seleto grupo contou ainda com as presenças de Michelle Muniz, chefe de Divisão da Assessoria Internacional do MEC, e do reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Cândido Albuquerque.

Construído a partir do propósito de reformular ideias e práticas do ensino superior para garantir o desenvolvimento sustentável do planeta e da humanidade, o congresso teve como eixos norteadores os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), os quais os países signatários – incluindo o Brasil – se comprometerem a alcançar até 2030.

Nesse contexto, foi evidenciada a busca global por uma universidade mais conectada com as comunidades locais, mais diversa e mais flexível nas modalidades de ensino (especialmente após a pandemia e com o ensino híbrido), bem como o entendimento de que a educação superior é um “bem comum” que deve ser defendido por toda a sociedade.

Outros aspectos ressaltados e que sensibilizaram mais de 3 mil participantes, de 193 países, dizem respeito ao crescimento da mobilidade virtual dos estudantes, que resultará no aumento do intercâmbio cultural global; e à necessidade de colocar o aluno no centro do processo educacional, especialmente neste momento em que vivenciamos profundas e disruptivas mudanças na educação superior.

Para facilitar as compreensões práticas e teóricas de todo esse processo, durante o congresso foram lançados alguns estudos que detalham tanto as mudanças na esfera do ensino e da aprendizagem quanto a relevância da educação superior para o desenvolvimento sustentável. Aqui destaco dois: Knowledge-driven actions: Transforming higher education for global sustainability e Future of Higher Education. Além disso, o documento final do congresso está disponível (em inglês, espanhol e francês) e segue aberto para contribuições até outubro de 2022.

No que se refere à atuação da ABMES, o WHECH 2022 permitiu maior interlocução e integração com diversas redes de cooperação internacional, por meio da Unesco. Boas sementes foram plantadas e expectativa é de colhermos muitas novidades e resultados nos próximos anos.

Estar em uma babel onde todos se entendiam por meio da linguagem da educação foi uma experiência enriquecedora. Ter praticamente todas as nações do planeta focadas no fortalecimento e no reconhecimento da educação superior como mecanismo estratégico para o desenvolvimento sustentável foi gratificante, pois há anos insistimos nesse ponto. Viva a educação! Viva a transformação.

Fonte: ABMES