Faculdade para empreendedores: entenda a importância e conheça opções

Se num passado não muito distante, uma faculdade era exigência somente para algumas áreas, hoje é de grande importância para qualquer profissão.

Ter um curso superior é o primeiro requisito para preencher as melhores vagas de trabalho, e não somente para isso, a graduação também tem papel fundamental no empreendedorismo.

E não é só para quem começa um modelo de negócio próprio, mas também para quem administra empresas familiares, franquias e outros modelos de negócio.

Continue a leitura, entenda a relação entre graduação e empreendedorismo e conheça algumas opções de curso superior para quem deseja empreender.

Qual o papel da graduação no empreendedorismo?

Muitas empresas começam pela visão empreendedora de seus criadores, pela aptidão individual motivada pela sua força de vontade. Mas engana-se quem pensa que ter sucesso nesta jornada depende apenas de aptidão.

Contar com um curso superior é um grande diferencial que prepara o empreendedor a encarar os desafios do mercado e buscar as melhores soluções. Uma empresa de sucesso, só chegou ao topo pela mescla de experiência, talento e conhecimento técnico/teórico.

E é exatamente esse o papel de uma graduação para quem deseja empreender. Quando a universidade escolhida traz conhecimentos que podem ser aplicados na prática na empresa, o resultado é uma atuação muito mais eficiente e segura no seu negócio. Juntando teoria e prática, garante o desenvolvimento de habilidades essenciais para os empreendedores.

O conhecimento adquirido na faculdade fornece as ferramentas necessárias para que o empresário possa tocar o negócio com conhecimento prático e técnico.

Faculdade para empreendedores: conheça opções

São muitas as possibilidades de formação para um empreendedor. Desde cursos que tragam conhecimento mais gerais sobre administração e gestão, até cursos específicos para sua área de atuação.

É hora de escolher uma graduação adequada, que garanta o conhecimento necessário para ter um negócio bem sucedido. Estes são alguns dos cursos mais indicados:

Administração

A grade curricular de Administração é bem abrangente, com visão estratégica e cheia de recursos para quem pretende empreender. Veja algumas das disciplinas estudadas:

Comunicação e expressão;

Matemática financeira;

Empreendedorismo;

Contabilidade geral;

Raciocínio Lógico;

Introdução ao marketing;

Fundamentos da economia Gestão de projetos;

Gestão financeira e orçamentária;

Pesquisa de mercado.

Esses conhecimentos são super importantes para quem deseja abrir seu próprio negócio ou já tem um, mas busca formas de melhorar sua gestão, independente da área de atuação.

Processos Gerenciais

O curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais tem uma duração média de dois anos e seu foco está, principalmente, em aguçar e desenvolver a capacidade de análise e avaliação de processos. Com este conhecimento, ele será capaz de perceber onde estão as melhores oportunidades do mercado e como aproveitá-las para o crescimento do negócio.

A grade curricular deste curso, direciona os estudantes a compreender técnicas de gestão, escrever e colocar em prática planos de negócios, observar as questões de logística e gerenciar os recursos financeiros.

Estas são algumas das principais disciplinas disponíveis no curso de Processos Gerenciais:

Psicologia e comportamento organizacional;

Fundamentos de direito;

Teorias da Administração;

Gestão de processos;

Logística;

Administração de recursos Humanos;

Estratégia empresarial.

Com o conhecimento adquirido no curso, você estará mais preparado para gerir seu negócio nas mais diferentes áreas.

Ciências Contábeis

Gerir corretamente os recursos financeiros de uma empresa é um dos segredos para que ela prospere. Porque falar de negócios é falar de dinheiro. E o certo é que para manter uma empresa ativa é preciso que haja recursos suficientes para desempenhar as atividades necessárias.

Contar com o auxílio de um escritório de contabilidade é super importante – porém ter conhecimentos financeiros e saber gerir adequadamente os recursos no dia a dia do negócio também é fundamental. E a graduação em contabilidade pode auxiliar muito nisso, com disciplinas como:

Análise das demonstrações contábeis;

Desenvolvimento gerencial;

Mercado financeiro;

Análise de investimentos;

Contabilidade geral;

Tópicos especiais em gestão;

Planejamento tributário.

Além dos cursos citados acima, que trazem conhecimento de algumas bases do empreendedorismo, como gestão financeira e de pessoal, existem outras possibilidades, a depender do nicho em que você está empreendendo.

Por exemplo, para uma pessoa que deseja prestar serviços de publicidade de forma autônoma, ou abrir seu próprio negócio, cursar uma graduação na área pode ser fundamental. Afinal, serão adquiridos conhecimentos sobre a base da profissão.

Independente do seu ramo de atuação, podemos afirmar que realizar uma graduação só vai trazer vantagens. Afinal, você terá acesso a conhecimentos super importantes para o sucesso do seu negócio e poderá formar uma rede de contatos.

Entre em contato conoscoe saiba mais sobre os cursos disponíveis na UniCarioca. E continue acompanhando o nosso blog, com dicas de carreiras promissoras para o seu futuro.