Preencha seus dados
Nós iremos te ligar em breve
Por Celso Niskier,
Nas últimas semanas, em virtude das celebrações pelos 39 anos da ABMES, fizemos um exercício de sistematização dos principais serviços implementados e ações desenvolvidas pela Associação nos últimos três semestres em função dos impactos ocasionados pela pandemia de Covid-19 no setor educacional. A ideia era tentar tornar “palpável” uma parcela dos esforços empenhados pela entidade nesse período tão crítico. Confesso, contudo, que a quantidade de itens e a capacidade de resiliência da entidade me surpreenderam positivamente.
Para começar, seguimos com o cronograma de lançamentos previstos para 2020, como o Fale com o Presidente, por meio do qual converso diretamente com nossos associados, e o Learning and Inovation Center – LinC, que consiste em uma central de aprendizagem, inovação e criatividade que engloba conteúdos como o ABMES Podcast, o ABMES Play, o ABMES Cursos e o ABMES Lab.
Dada a urgência do cenário, em especial nos primeiros meses quando as mudanças regulatórias foram intensas diante da necessidade de adaptação das políticas educacionais para o formato remoto, a Associação se reinventou para oferecer às mantenedoras associadas um atendimento ainda mais ágil, disponibilizando uma consultoria exclusiva e personalizada por videoconferência. Além disso, os demais canais de atendimento aos associados tiveram suas horas de suporte ampliadas.
Ações que já fazem parte da agenda, como seminários mensais e o ABMES Regional, foram adaptadas para o formato virtual, bem como a Campanha da Responsabilidade Social e os cursos, que mantiveram a interatividade peculiar às capacitações ofertadas pela Associação. Além disso, em conjunto com o Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, a ABMES realizou o CBESP Preview (on-line) e a 13ª edição do CBESP, em um formato 100% virtual e reunindo mais de 4.000 participantes.
No âmbito da comunicação, foram criados plantões e vídeos explicativos sobre as novas normas regulatórias; as publicações seguiram suas periodicidades e passaram a ser disponibilizadas também no formato de e-book pela Amazon; diversas pesquisas e análises de cenário foram realizadas em parceria com a Educa Insights, aproximando a Associação da imprensa e oferecendo subsídios para a tomada de decisão das instituições de ensino; e promoção da campanha “Educação Mais Forte”, ressaltando a importância do reconhecimento da educação como atividade essencial.
Mas, sendo a entidade representativa que é, mesmo no período de maior crise da nossa história, a ABMES não se pautou apenas pelo acolhimento. Os desafios eram inúmeros e era preciso que a voz do setor particular de educação superior fosse ouvida. Por isso, também foram intensificadas as atividades junto ao Ministério da Educação e aos demais órgãos de governo que conduzem as políticas para o setor.
Nesse campo, foram feitas solicitações de medidas urgentes para mitigar as graves consequências da crise do coronavírus na educação; manifestações sobre o risco à estrutura educacional brasileira devido à tramitação de proposições legislativas sobre descontos compulsórios nas mensalidades; atuação, junto ao Congresso Nacional e ao Poder Executivo, sobre a Reforma Tributária e os impactos para o setor educacional; elaboração e entrega ao Inep/MEC de nota técnica sobre aperfeiçoamento da regulação e da avaliação da educação superior no século XXI; elaboração e entrega ao CNE de notas técnicas para aprimoramento dos procedimentos e padrões decisórios da regulação, supervisão e avaliação da educação superior e sobre a educação híbrida.
Muito mais poderia ser relatado aqui, mas vou me conter para que este artigo não se transforme em um relatório de prestação de contas. Não é essa a ideia aqui. Aqui, o meu objetivo é expressar a minha imensa gratidão à equipe da ABMES. Pessoas que operam toda a estrutura complexa que mantém a Associação em pé. Indivíduos que entregam seu tempo e seus talentos à construção de uma sociedade melhor, pautada na democratização do acesso à educação superior. Colaboradores que enfrentaram adversidades diversas, também na esfera pessoal, para seguir com a ABMES na sua missão institucional mesmo diante da pandemia que se abateu sobre o planeta. E ir além de qualquer planejamento ou expectativa de produtividade.
No mês em que celebramos os 39 anos da ABMES, nada mais justo do que celebrarmos também cada profissional que contribui – ou já contribuiu – para a construção da história e, sobretudo, da base que permitiu à entidade sair fortalecida de uma situação altamente desafiadora. Pessoas são o segredo de toda organização de sucesso, e na ABMES reconhecemos essa máxima todos os dias.
Fonte: ABMES