Futuro do trabalho pós-pandemia: como a tecnologia impacta as Ciências Humanas e Sociais? | UniCarioca | Centro Universitário Carioca

Vestibular 2022.1

Inscrições Abertas

  *Consulte condições

Nós te ligamos

Acontece
Notícias

Artigos

Futuro do trabalho pós-pandemia: como a tecnologia impacta as Ciências Humanas e Sociais?

03/11/21

O papel da tecnologia para a sociedade e o futuro do trabalho vem ganhando cada vez mais destaque. Com a pandemia da Covid-19 isso apenas se intensificou, uma vez que foi possível perceber melhor o quanto os recursos tecnológicos possibilitam a manutenção e segurança de inúmeras atividades, mesmo em tempos de crise. 

A partir disso, diversos setores se beneficiaram com as vantagens que a tecnologia proporciona, como o campo das Ciências Humanas e Sociais. 

Sendo assim, profissionais da área devem se atualizar e estar preparados para as novas tendências, pois, cada vez mais a tecnologia estará presente na rotina de trabalho. 

O futuro do trabalho será caracterizado pela ampla aplicação dos recursos digitais, com automação de tarefas e sistemas de inteligência. 

Neste artigo, serão demonstrados os benefícios de investir em uma carreira digital na área das Ciências Humanas e Sociais. Confira!

O impacto da pandemia no campo das Ciências Humanas e Sociais

As Ciências Humanas e Sociais compreendem áreas como Gestão, Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Direito, entre outras. 

Nos últimos anos, essas profissões estão se adaptando à tecnologia para beneficiar os trabalhos, sobretudo em tempos em que o isolamento social prevalecia.

Diante dos obstáculos, a tecnologia foi uma grande aliada. Por meio dos recursos digitais, foi possível manter as atividades, além de implementar soluções inovadoras.

Desse modo, passou a se oferecer novos tipos de serviços, repensados para a realidade atual. Consequentemente, a atuação no meio digital se tornou requisito indispensável para todo empreendimento. 

A Internet transformou a forma como se oferece produtos e serviços, bem como o modo de os consumir. Além disso, os recursos digitais garantem uma atividade empresarial otimizada. Assim, o futuro do trabalho contará com sistemas cada vez mais elaborados e facilitadores para os profissionais.

O futuro do trabalho: áreas mais impactadas pela revolução tecnológica

A transformação digital impactou todas as áreas, mas em algumas, as mudanças ficaram mais evidentes. Veja a seguir alguns exemplos e os benefícios proporcionados.

1. Administração de Empresas 

Administradores e gestores de empresas tiveram que reinventar a forma de gerenciar seus negócios. Inúmeros empreendimentos foram obrigados a fechar as portas, durante os períodos críticos da pandemia. 

Dessa forma, o meio digital foi a solução que essas empresas encontraram para manter o funcionamento. Logo, a tecnologia permite oferecer produtos e serviços ao público, de modo prático. Do mesmo modo que estes recursos garantem que os colaboradores possam trabalhar remotamente.

2. Direito

O mundo jurídico também se modernizou com a implementação de recursos tecnológicos. Além do advento do sistema de processos eletrônicos, a pandemia fez com que as audiências fossem realizadas por videoconferências

Do mesmo modo, servidores dos tribunais puderam trabalhar remotamente, sendo possível manter a máquina judiciária em andamento com a tecnologia.

3. Ciências Contábeis 

O setor contábil é fundamental para a manutenção da saúde financeira de uma empresa. Dessa forma, com o avanço tecnológico, as funções contábeis são processadas por sistemas de cálculos e registros, que simplificam a atividade do contador

Como resultado, a empresa conta com cálculos mais precisos e ágeis, o que proporciona maior segurança e otimização dos processos de execução.

A importância da atualização tecnológica dos profissionais para o futuro do trabalho

A tecnologia veio para revolucionar os setores do mercado. A expectativa é que cada vez mais as profissões exijam das pessoas a habilidade e familiaridade com a tecnologia. Logo, é essencial que os profissionais se mantenham atualizados sobre as novas tendências digitais e em como ela pode e deve agregar valor a sua carreira

Lembre-se que seguindo esses passos, é possível alcançar melhores oportunidades no mercado de trabalho, pois o profissional será visto como referência na área em que atua por sempre estar por dentro das novidades do meio digital. 

O futuro do trabalho dos novos profissionais depende da qualificação para lidar com os mais variados recursos tecnológicos. Você já está preparado para isso? 

Se você pensa em atuar no campo das Ciências Humanas e Sociais é bom começar a investir na sua carreira profissional desde agora. Fique por dentro de mais tendências digitais do mercado neste artigo