Guia do Calouro: 10 dicas para você aproveitar 100% sua universidade

Entrar na universidade é um dos momentos mais esperados por qualquer jovem. Depois de muita dedicação aos estudos, ansiedade com as provas e a tão esperada aprovação, é hora de se jogar nessa jornada de muito aprendizado e evolução.

Como nem tudo são flores e a UniCarioca sabe muito bem que esta nova fase traz uma sensação gostosa de novidade, mas também aperta o coração de insegurança, preparamos um guia indispensável para o nosso calouro.

São 10 dicas indispensáveis para quem está ingressando no melhor Centro Universitário do Rio de Janeiro e está ansioso para aproveitar ao máximo esta experiência. Quer entrar com o pé direito e não perder nenhuma oportunidade?

Então se liga:

1- Explore tudo que a UniCarioca pode te oferecer

As vantagens de uma universidade não estão só na sala de aula, você também deve aproveitar as bibliotecas, conhecer mais sobre os professores e explorar os projetos e parcerias em andamento, sendo assim, descubra os diferenciais da UniCarioca na nossa página“Conheça a UniCarioca”e, antes de mais nada, não tenha vergonha de perguntar ou buscar novas informações.

2- Adapte-se a sua nova fase

A grande mudança para quem está ingressando na faculdade é a responsabilidade sobre a própria vida e a dinâmica do novo ambiente, por isso encare essa etapa com maturidade revendo sua postura, principalmente, em relação aos estudos, e não esqueça de valorizar seus novos colegas de classe, afinal, agora, eles também são seus contatos profissionais.

3- Atenção à grade de horários

A UniCarioca propõe uma grade de horários padrão para os novos alunos, por isso, para facilitar, é melhor que o estudante chegue com ela em suas mãos. Para conhecer a sua basta acessar a página do seu curso, por exemplo ADM no site da UniCarioca, lá você vai encontrar tudo que precisa sobre a sua graduação.

4- Planeje sua vida acadêmica

A forma como você vai se dedicar aos estudos diz muito sobre o futuro da sua carreira, então tire o máximo proveito de todo o conhecimento apresentado, para isso, organize bem seu tempo de estudo e se dedique mesmo fora de sala de aula. A UniCarioca oferece orientadores psicopedagógicos que dão pequenas dicas que auxiliam os alunos, procure saber mais em nossa secretaria.

5- Estamos à sua disposição

Se ainda restarem dúvidas, procure o coordenador do curso pessoalmente ou envie e-mail agendando uma conversa elucidativa sobre as características do curso e os aspectos da formação profissional. A UniCarioca inteira está aqui para ajudar durante toda a sua formação.

6- Saiba como chegar ao campus

A UniCarioca possui dois polos na cidade do Rio de Janeiro – Méier e Rio Comprido. O primeiro passo é se informar em qual unidade você irá estudar, em seguida, procure informações sobre como chegar. Tudo isso você encontrar no site da UniCarioca, lá você pode saber mais informações sobre endereço, a melhor forma de chegar e os transportes públicos disponíveis.

7- Esteja aberto a novas amizades

Você saiu de uma escola onde tinha uma turma de amigos e, agora na universidade, não conhece ninguém? Enxergue isso como uma oportunidade de novas aprendizagens e relacionamentos. Procure pessoas que tenham afinidade com você e use as redes sociais para aumentar a proximidade com seus novos colegas.

8- Descubra tudo sobre o seu curso

As primeiras semanas são perfeitas para você conhecer ao máximo o curso que você escolheu, para isso, tire dúvidas com os professores, veja vídeos, leia a bibliografia das aulas e converse com seus veteranos de curso, eles podem te dar um bom panorama de mercado e de possibilidades.

9- Não tenha medo de mudar

Ingressar em uma universidade também é amadurecer e perceber que as escolhas nem sempre saem como a gente quer e está tudo bem. Pode ser que você perceba que o curso que você escolheu não tem muito a ver com você ou então que a modalidade presencial não se encaixou na sua rotina. Nessas horas, não tenha medo de mudar, aproveite que já está dentro de uma instituição de ensino que te oferece outros cursos e modalidades e descubra outras possibilidades para você.

10- Divirta-se!

Depois de toda a dedicação para escolher e ser aprovado em uma universidade, é hora de aproveitar. Dedique-se ao curso, estude em casa, mas não deixe também de se divertir entre uma aula e outra!