Mais Lidas

Acontece

Notícias

II Simpósio de Novas Tecnologias Digitais na Educação da UniCarioca | Desafios de hoje e amanhã: partindo do que temos para construir o que queremos

Com a pandemia do COVID-19 a necessidade de refletirmos sobre o uso das tecnologias digitais no campo educacional tornou-se ainda mais urgente. Afinal, gestores, docentes, discentes, dominando ou não os recursos digitais, tiveram que aplicá-los em sua rotina de trabalho. As perguntas que ficam são: o que aprendemos sobre os usos das tecnologias digitais na Educação? Há previsões de consequências danosas ao universo estudantil. Como atuaremos para diminuí-las? Como trabalhamos com o que temos e, mais ainda, como construíremos o que queremos?

Essas e outras questões nortearão o II Simpósio de Novas Tecnologias Digitais na Educação, que será promovido pelo Metrado Profissional da UniCarioca, entre os dias 08 a 10 de junho.

O evento contará com palestras, rodas de conversa e cursos que abordarão novos olhares sobre o uso das tecnologias digitais na Educação, a partir de reflexões acerca de desafios, tanto recorrentes quanto novos. O objetivo é inspirar profissionais e estudantes, de forma crítica, inovadora, interdisciplinar e contextualizada, com base em produções científicas.

Você que é professor e pesquisador não pode ficar de fora.

Confira a programação e inscreva-se!

Programação dia 08 de junho

Abertura
Horário: 
18h
Participantes: Prof. Doutor Maximiliano Damas
Pró-reitor da UniCarioca
Prof. Doutora Ana Paula Legey e Prof. Doutor Antônio Carlos de Abreu Mol
Coordenadores do Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação da UniCarioca
Prof. Doutor Victor Gonçalves
Docente do Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação da UniCarioca e Coordenador do evento
Assista

Palestra | Transformação Digital nas Instituições de Ensino
Horário: 
18h às 20h
Palestrante: Jefferson Pandolfo
Diretor de Educação Digital da UniCarioca, CRO na InterEDtech e Consultor da Hoper.
Assista

Palestra | Redes de Conhecimento, projetos STEAM e tecnologias digitais
Horário: 20h às 21h
Palestrante: Marco Braga
Pós-Doutor em Ciências Humanas (University of California at Berkeley), Doutor em Engenharia de Produção (COPPE – UFRJ), Mestre em Educação (PUC-RJ), graduado em Física (UFRJ). É professor titular e pesquisador no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – RJ. Líder do grupo de pesquisa CNPq “Novas Abordagens em Tecnologia e Educação”, coordena o N@melab – Laboratório de Redes de Conhecimento e Midias na Educação. É membro do Conselho Editorial da revista Caderno Brasileiro de Ensino de Física, membro do Comitê Científico das revistas Debates em Educação Científica e Tecnológica e Fisica y Cultura (Colômbia). 
Assista

Programação dia 09 de junho

Curso | Gamificação na Educação
Horário: 09h às 10h30
Professor: André Cotelli
Doutorando da área de Gestão de Sistemas Complexos (GSC) do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UFRJ, Mestre em Ciência e Tecnologia Nucleares pelo Instituto de Engenharia Nuclear, graduado em Ciência da Computação (Universidade Gama Filho). É professor no curso de Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação, no curso superior de graduação de Ciência da Computação, de Engenharia de Computação e de Redes de Computadores, ministrando aulas no curso de Pós-Graduação em Jogos e Animação Digital, e também no curso Técnico de Jogos Digitais e de Informática. É pesquisador no Núcleo de Computação Aplicada Nucap da UniCarioca
Clique e inscreva-se!

Curso | Como fazer apresentações interativas
Horário: 
10h30 às 12h
Professor: André Cotelli
Doutorando da área de Gestão de Sistemas Complexos (GSC) do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UFRJ, Mestre em Ciência e Tecnologia Nucleares pelo Instituto de Engenharia Nuclear, graduado em Ciência da Computação (Universidade Gama Filho). É professor no curso de Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação, no curso superior de graduação de Ciência da Computação, de Engenharia de Computação e de Redes de Computadores, ministrando aulas no curso de Pós-Graduação em Jogos e Animação Digital, e também no curso Técnico de Jogos Digitais e de Informática. É pesquisador no Núcleo de Computação Aplicada Nucap da UniCarioca
Clique e inscreva-se!

Curso | Podcast aplicado à Educação: por que e como fazer
Horário: 14h às 15h30
Professora: Nayara Alves
Mestranda em Novas Tecnologias Digitais na Educação pela UniCarioca. Especialista em História do Brasil (UFF), em Gestão em Escola Pública (UERJ) e em Mídias e Tecnologias na Educação (UVA), graduada em História (UFF). É Professora de História da rede pública do RJ. É Locutora de Rádio FM no Rio de Janeiro, e já passou por diversas emissoras na cidade. Atualmente está no Ar, todas as manhãs, na Antena 1 do Rio. 
Clique e inscreva-se!

Curso | Utilização dos recursos Miro, Mentimeter e Google forms
Horário: 
15h30 às 17h
Professor: Victor Gloria
Doutor em Engenharia Nuclear (COPPE/UFRJ), Mestre em Ciências Nucleares (IEN/CNEN), graduado em Física (UFF/RJ). É professor/pesquisador adjunto dos cursos de engenharia na UniCarioca , onde também atua como professor permanente do Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação. No mestrado é responsável pelo grupo de pesquisa em Novas Tecnologias e Metodologias aplicadas na EaD. É Professor da Universidade Cândido Mendes onde tem a função da concepção, implementação e expansão dos cursos de engenharia na modalidade EaD e sóciofundador da empresa AresVR, empresa que atua na área de novas tecnologias aplicadas a indústria e educação.
Clique e inscreva-se!

Palestra | Do Big Bang ao Universo Eterno
Horário: 
18h às 19h
Palestrante: Mario Novello
Doutor Honoris Causa pela Universidade de Lyon (França), Doutor em Fisica (Université de Génève, sob a orientação do Professor J. M. Jauch), Mestre em Física (CBPF, sob orientação do Professor José Leite Lopes). Professor Emérito do Centro Brasileiro de Pesquisas Fisicas. Foi nomeado “Cesare Lattes ICRANet Professor”, pelo Comitê Científico do International Center for Relativistic Astrophysics (ICRANet). Escreveu, entre outros livros, “O que é Cosmologia?” pela Editora Jorge Zahar, onde identifica a função da Cosmologia como uma re-fundação da Fisica. Em 2017, recebeu o prêmio Jabuti pelo livro “Os Cientistas da Minha Formação”.
Clique e inscreva-se! | Assista

Palestra | A pesquisa na era digital: reflexões sobre abordagens metodológicas e novos horizontes de possibilidades
Horário: 
19h às 20h
Palestrante: Vinícius Monção
Pesquisador da área História da Educação. Pós-doutorando em História da Educação (USP), Pós-doutorado em Políticas Sociais (UENF), Mestre em Educação (UFRJ), licenciado em Pedagogia (UFRJ). Membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em História da Educação (NIEPHE), do Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade (PROEDES), da Red de Estudios de Historia de las Infancias en América Latina (REHIAL) e membro do Board do subcomitê Regional do ICOFOM para América Latina e Caribe (ICOFOM LAC) na gestão 2020-2023, do Conselho Internacional de Museus (ICOM).
Clique e inscreva-se! | Assista

Roda de Conversa | Novas tecnologias educacionais e inclusão: diálogos necessários 
Horário: 20h às 21h
Palestrantes: Marcos Antonio Silva
Mestre em Educação em Ciências e Saúde(NUTES/UFRJ) Instrucional Designer (FACEL), Psicopedagogo Clínico e Institucional (UCAM). Na UniCarioca, é Ccoordenador do curso de pós-graduação em Psicopedagogia Clinica e Institucio, Professor do Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais e Professor assistente. É Professor convidado do Centro Nacional de Ensino Superior, Pesquisa e Extensão, Graduação e Pós-graduação – CENSUPEG – Faculdade São Fidéles.
Ana Maria Vianna
Mestre em Engenharia de Produção (UFRJ), graduada em Estatística (Escola Nacional de Ciências Estatísticas e UFRJ). É Professora de Probabilidade, Estatística, Análise Combinatória, Teoria de Jogos, Pesquisa Operacional, Otimização de Sistemas, Programação Line Linear, Matemática. É Professora de Estatística, EAD (UVA). Professora de Matemática no Ensino Médio da rede pública do RJ e no Ensino Fundamental da Prefeitura de Mesquita, onde atua como Coordenadora de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Cláudio Joaquim
Doutorando em Ciências da Educação (UNCUYO – MENDOZA -ARGENTINA), Mestre em Novas Tecnologias na Educação (UniCarioca). Pós-graduação em: Psicopedagogia; Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica; Atendimento Educacional Especializado; Psicopedagogia Institucional, Clínica e Ludopedagogia; Tutoria em Educação a Distância; Informática e Comunicação na Educação. Pós-graduando em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual, Gradudo em Análise de Sistemas. Foi subsecretário de Ciência e Tecnologia em Tanguá, subsecretário de tecnologia da educação em São Gonçalo.
Clique e inscreva-se! | Assista

Programação dia 10 de junho

Curso | Como usar o Google for Education
Horário: 
09h às 10h
Professor: André Cotelli
Doutorando da área de Gestão de Sistemas Complexos (GSC) do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UFRJ, Mestre em Ciência e Tecnologia Nucleares pelo Instituto de Engenharia Nuclear, graduado em Ciência da Computação (Universidade Gama Filho). É professor no curso de Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação, no curso superior de graduação de Ciência da Computação, de Engenharia de Computação e de Redes de Computadores, ministrando aulas no curso de Pós-Graduação em Jogos e Animação Digital, e também no curso Técnico de Jogos Digitais e de Informática. É pesquisador no Núcleo de Computação Aplicada Nucap da UniCarioca.
Clique e inscreva-se!

Curso | Utilização de multimídia e internet na Educação
Horário: 
10h30 às 12h
Professor: André Cotelli
Doutorando da área de Gestão de Sistemas Complexos (GSC) do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UFRJ, Mestre em Ciência e Tecnologia Nucleares pelo Instituto de Engenharia Nuclear, graduado em Ciência da Computação (Universidade Gama Filho). É professor no curso de Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação, no curso superior de graduação de Ciência da Computação, de Engenharia de Computação e de Redes de Computadores, ministrando aulas no curso de Pós-Graduação em Jogos e Animação Digital, e também no curso Técnico de Jogos Digitais e de Informática. É pesquisador no Núcleo de Computação Aplicada Nucap da UniCarioca.
Clique e inscreva-se!

Curso | Organize sua leitura: ferramentas digitais e produtividade acadêmica. (GoogleDrive, Mendeley, Adobe Reader e Desktop)
Horário: 
14h às 15h30
Professora: Juliana Prata
Doutoranda em Educação (UNIRIO), Mestre em Educação, Cultura e Comunicação (UERJ/FEBF). Pós- graduada pelo IFRJ em Ensino Profissionalizante na Educação de Jovens e Adultos (IFRJ), bem como em Gestão Educacional (UFRJ), graduada e licenciada em Ciências Sociais (UFRJ). Concentra-se na área da Sociologia da Educação, Desigualdades Sociais e Produção de Conhecimento em Educação. Professora assistente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Coordenadora de editoração do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira. Coordenadora das disciplinas Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Geografia na Educação 2 (GEO 2) no curso de Pedagogia a Distância pela Unirio. 
Clique e inscreva-se!

Curso |  Como criar atividades interativas para ensino remoto (Liveworksheets)
Horário: 15h30 às 17h30
Professora: Aline Figueiredo
Mestranda em Novas Tecnologias Digitais na Educação pela UniCarioca, Especialista em Tecnologia Educacional pela UERJ, Sociodiretora da Optimus Robótica. 
Juliana Câmara
Mestre em Tecnologia da Informação e Comunicação nos processos Educacionais (UNESA), Especialista em Tecnologia Educacional (UERJ). Sociodiretora da Optimus Robótica.
Natalia Novaes
Graduanda em Pedagogia e desenvolvedora de jogos de Robótica Educacional. Sociodiretora da Optimus Robótica.
Clique e inscreva-se!

Roda de Conversa | Técnica, certeza e verdade
Horário: 
18h às 19h
Palestrantes: Leonardo Trotta
Doutor em Letras – Ciência da Literatura/Poética (UFRJ), Mestre em Letras – Ciência da Literatura/Poética (UFRJ), graduado em Educação Artística com licenciatura em História da Arte (UERJ). É professor da UniCarioca nos cursos de Design Gráfico e Pedagogia. Tem experiência nas áreas de História da Arte, Administração, Design, Literatura, Educação e Gestão Pública. 
Antonio Jardim
Doutor em Letras – Poética (UFRJ), Mestre em Música ( Conservatório Brasileiro de Música – Centro Universitário), Graduado em Composição Musical (UFRJ), Licenciado em Educação Artística – Habilitação em Música (Conservatório Brasileiro de Música – Centro Universitário), graduado em Filosofia (IFCS). É Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É compositor, arranjador, violonista e musicólogo. 
Verônica Eloi
Doutora em Sociologia pela UFRJ/IFCS, Mestre em Sociologia pela UFRJ/IFCS e graduada em Ciências Sociais pela UERJ. Tem experiência na área de Cultura e mídias sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: televisão, cultura de massa e identidade nacional. Suas pesquisas incluem pensar sociologicamente as relações entre a televisão e a cultura brasileira. Tem dois livros publicados em co-autoria: “Devires imagéticos: a etnografia, o outro e suas imagens” e “Um vermelho não é um vermelho: estudos sociológicos sobre as artes visuais”. Atualmente, é professora da Unicarioca, onde promove debates e discussões sobre a sociedade contemporânea, atuando no Ensino, Pesquisa e Extensão. 
Clique e inscreva-se! | Assista

Palestra | História do autismo e o uso de tecnologia assistiva
Horário: 
19h às 20h
Palestrante: Cláudio Joaquim
Doutorando em Educação (UNESA), Mestre em Novas Tecnologias na Educação pela UniCarioca. Pós-graduação em: Psicopedagogia; Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica; Atendimento Educacional Especializado; Psicopedagogia Institucional, Clínica e Ludopedagogia; Tutoria em Educação a Distância; Informática e Comunicação na Educação.
Pós-graduando em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual, Graduado em Análise de Sistemas. Foi subsecretário de Ciência e Tecnologia em Tanguá, subsecretário de tecnologia da educação em São Gonçalo.
Clique e inscreva-se! | Assista

Palestra | Tecnologias digitais, sociedade e cidadania
Horário: 
20 às 21h
Palestrante: Eloiza Oliveira
Doutora em Educação (UFRJ), Mestre em Psicologia Escolar, Especialista em Supervisão Educacional, graduada em Psicologia e em Pedagogia. É Professora Titular da UERJ, atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH), onde lidera o Grupo de Pesquisa “Aprendizagem, subjetivação e cidadania”. Coordena o Laboratório de Estudos da Aprendizagem Humana (LEAH). Pesquisadora associada ao Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Membro da Rede Sociotécnica de Formação Humana em Saúde (RSFHS). Consultora da Fundação Santa Cabrini, responsável pela gestão da mão de obra prisional no Estado do Rio de Janeiro. Diretora do Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias da UERJ. 
Clique e inscreva-se! | Assista

Organização:
Rodolfo Gomes
Adriana Gama
Camila Masseron
Mestrandos em Novas Tecnologias Digitais na Educação pela UniCarioca