Novas tecnologias na educação: como os cursos de saúde se adaptaram a essa realidade? | UniCarioca | Centro Universitário Carioca

Vestibular 2022.1

Inscrições Abertas

*Consulte condições

Acontece

Artigos

03/11/21

Já estamos cansados de saber que a tecnologia chegou para ficar, mas no modelo educacional ela ainda é uma novidade. Além disso, as novas tecnologias na educação facilitam, e muito, o acesso das pessoas ao ensino superior, sobretudo na área da Saúde.

Com a pandemia, o segmento ficou aquecido, e muitas pessoas viram nesse setor a chance de fazer carreira, realizar sonhos e entrar no mercado de trabalho. Mas, como estudar diante de um cenário pandêmico e do “novo normal”?

O diploma superior tornou-se mais acessível e possível por meio da transformação digital e de todas as ferramentas que acompanham as mudanças não só do mercado, mas da vida das pessoas. Se ainda restam dúvidas de que sua oportunidade de entrar na universidade é agora, dê uma olhada nestas informações!

Como a transformação digital impacta as práticas de ensino?

As tendências digitais e as evoluções tecnológicas nos levaram à Indústria 4.0 — sim, já ultrapassamos a terceira revolução industrial! No entanto, outras esferas da sociedade também seguiram esse caminho, como é o caso da educação.

Hoje, já se fala em educação 4.0, e o conceito de ensino superior é outro. Com o acesso mais democratizado a graduações e especializações, hoje, muita gente pode estudar sem barreiras geográficas e também econômicas e sociais.

Caso você não saiba, o número de alunos de graduação a distância subiu 378% em 10 anos no Brasil. E a melhor parte disso tudo é que o mercado reconheceu essa mudança de ensino, do presencial para o remoto, aceitando muito bem os novos profissionais.

Muito mais que substituir livros impressos por conteúdos digitais, o ensino online conta com recursos, ferramentas e novas práticas pedagógicas para se alinhar à realidade dos estudantes. Afinal, o conceito de educação também mudou muito!

As novas tecnologias na educação em Saúde

Qual a relevância sobre os cursos de saúde? É que eles passaram por grandes transformações durante essa transição para o digital. Quer ver só? Aqui na UniCarioca, os cursos da área de Saúde possuem encontros virtuais, em um modelo de aula ajustado ao tempo do aluno.

O EAD Plus nasceu do que há de melhor no ensino a distância e no presencial. Você tem a flexibilidade do curso EAD, mas não perde a interação real com professores e colegas. E junto a ele surge o semipresencial, o que torna mais acessíveis as aulas, mas não deixa de ter uma carga horária presencial para ter o contato entre alunos e professores, sobretudo quando o curso  apresenta aulas práticas no formato presencial.

E isso é fundamental para quem vai atuar na Saúde, não acha? Com videoaulas e conteúdo multimídia, você não perde nada. Dá para rever tudo e contar com o suporte de um corpo docente para lá de capacitado. Resultado: essa realidade digital já prepara o aluno para o mercado de trabalho.

Isso porque estamos lidando com sistemas de saúde cada vez mais baseados em dados, sem falar da telemedicina e da Internet das Coisas (IoT) voltada para otimizar equipamentos e processos na assistência de qualidade.

As vantagens dos cursos de Saúde da UniCarioca

A UniCarioca de olho em tudo isso, adaptou seus cursos de Saúde aos novos métodos de ensino para os alunos, como em Fisioterapia, Educação Física, Biomedicina, Serviço Social e Estética e Cosmética.

Áreas em crescimento e com boa empregabilidade pedem profissionais preparados. Por isso, aqui você tem acesso a graduações com uma experiência totalmente inclusiva e digital, em uma plataforma moderna de ensino e conteúdo imersivo.

Além disso, os objetos de aprendizagem são em Realidade Aumentada (AR), Realidade Mista (MR), Realidade Virtual (VR) e material visual em 360°.

Laboratórios? A distância é só um detalhe. Os laboratórios de Saúde também são virtuais: os estudantes simulam situações práticas, sem sair de casa.

Outro lado positivo é que você pode repetir o procedimento quantas vezes precisar. Isso sem falar do acesso a versões virtualizadas de equipamentos físicos modernos, replicando com fidelidade qualquer operação ou medida dos seus experimentos.

E aí, curtiu as novas tecnologias na educação? Se a área da Saúde é o que você deseja, não deixe de encontrar aquele curso que conecta você com seu futuro. Conte com a UniCarioca para construir essa carreira promissora, com ensino de qualidade e tecnologia de ponta.

Se gostou da ideia, confira as graduações disponíveis em Saúde e Bem-estar e comece hoje mesmo!