Progressão de carreira: 5 dicas para você estar um passo à frente no mercado | UniCarioca | Centro Universitário Carioca

Vestibular 2022.1

Inscrições Abertas

  *Consulte condições

Nós te ligamos

Acontece
Notícias

Artigos

Progressão de carreira: 5 dicas para você estar um passo à frente no mercado

18/11/21

Você busca ter uma progressão de carreira de sucesso? Não basta apenas querer crescer profissionalmente, é importante entender como se preparar para aquilo que o mercado espera de você. 

Uma coisa é certa: alcançar seus objetivos é possível desde que invista nisso. Confira neste artigo, o que é necessário fazer para garantir o bom desenvolvimento profissional e conquistar as melhores oportunidades de trabalho! 

O que fazer para garantir a progressão de carreira?

Confira 5 dicas essenciais para a boa progressão de carreira. 

1. Conheça a si mesmo 

Em primeiro lugar, se você deseja alcançar uma carreira bem-sucedida, é preciso reconhecer os seus pontos fortes e fracos.

Isso é muito importante, já que ter esse conhecimento possibilita a busca por atividades que combinam e realçam as suas características positivas. 

É claro que ninguém é perfeito, então, você sempre vai precisar melhorar em alguns aspectos da sua personalidade profissional. Entretanto, o autoconhecimento sobre as fraquezas ajuda a adotar estratégias que reduzam os efeitos negativos no dia a dia de trabalho. 

2. Trace metas

O segundo passo é definir quais são os objetivos que pretende alcançar na sua vida profissional. Nesse sentido, você pode pensar em questões, como:

Afinal, é preciso saber exatamente onde se quer chegar profissionalmente, para fazer um planejamento detalhado das etapas necessárias para alcançar a progressão de carreira. 

Dessa forma, é mais provável que encontre satisfação ao longo da sua jornada, já que, mesmo diante de dificuldades, você sabe a importância de cada estágio para alcançar as suas metas. 

3. Desenvolva espírito de liderança

O espírito de liderança é fundamental para atingir níveis mais altos de responsabilidade em sua carreira profissional. 

Pensando nisso, talvez, não acredite que apresente naturalmente os traços de um perfil de liderança, mas isso não significa que não consiga desenvolver esses atributos. Com treino e perseverança, você pode ficar pronto para se tornar um bom líder. 

Sendo assim, aproveite desde agora as oportunidades que tiver para melhorar as suas habilidades de trabalho em equipe. Nessas ocasiões, exercite a sua capacidade de:

  • escutar com atenção;
  • estimular o engajamento com outras pessoas;
  • receber e dar feedbacks;
  • comprometimento;
  • entre outros. 

4. Adquira prática

Para que a sua progressão de carreira aconteça mais rapidamente, você precisa ser realmente bom naquilo que faz, o seu serviço precisa ter um diferencial que o destaque dos demais. 

Por isso, é essencial que coloque em prática os conhecimentos teóricos que você tem sobre a sua área de atuação. 

Em vista disso, procure oportunidades de adquirir experiência de trabalho, por exemplo:

  • emprego ou estágio;
  • voluntariado;
  • prestação de serviços autônomo;
  • entre outros. 

5. Invista em especialização 

Por último, para ter uma progressão de carreira eficaz, é muito importante investir em uma Pós-graduação. Dessa forma, ao buscar por mais educação, você vai ser identificado no mercado como um especialista em determinado segmento. 

Em especial, a obtenção do título de mestrado proporciona uma qualificação profissional que destaca o seu currículo de outros, possibilitando um diferencial na hora de buscar por uma oportunidade. 

Além do networking que o curso proporciona para o aluno, visto que ele estará em contato com profissionais reconhecidos em sua área de trabalho. 

Por isso, é útil ter o objetivo de fazer uma boa especialização em seu campo de atuação com o objetivo de garantir a progressão de carreira com sucesso.

Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe-o em suas redes sociais para informar outras pessoas sobre o assunto e comece agora a planejar o futuro da sua carreira também.