Retrospectiva 2020 UniCarioca

Na UniCarioca, iniciamos 2020 cientes de que teríamos um ano marcante. Começamos o mês de março comemorando nossos 30 anos de trajetória. O que não esperávamos, assim como a maioria da população mundial, é que naquele mesmo mês seríamos sacudidos pela pandemia de Covid-19.

Devido à necessidade do isolamento social, fomos todos obrigados a nos reinventar! Os obstáculos não nos impediram de oferecer uma educação acessível e de qualidade.

Desta forma, nossa equipe não parou de trabalhar para entregar o melhor para os nossos alunos! A nossa Monitoria manteve de forma virtual os atendimentos de reforço acadêmico e os alunos monitores estiveram envolvidos em lives, oficinas e workshops durante todo o ano. A nossa área de Carreiras também seguiu com os serviços de orientação profissional e esteve envolvida em diversos projetos e eventos com parceiros.

O nosso Apoio Psicopedagógico foi fundamental para o ano letivo. Graças a eles, nossos alunos tiveram orientações para a organização do tempo, para a compreensão dos estudos e para tornar o aprendizado mais produtivo. Tudo isso de forma remota, pois compreendemos a importância de dar o suporte necessário para os alunos se adaptarem à nova rotina que nos foi imposta.

Nesse período de isolamento e ensino remoto, a internet e os recursos tecnológicos foram essenciais para a manutenção de nossas atividades. Por isso, inauguramos a Era das lives na UniCarioca. Através de encontros via YouTube, Teams, Instagram e Facebook, levamos conteúdos diversos que contribuíram com a formação de todos os que participaram.

Em abril criamos o movimento UniCarioca Solidária com a intenção de engajar toda a comunidade, além de nossos cursos e alunos. Para isso, adaptamos para o digital ações que já eram desenvolvidas presencialmente. Promovemos lives focadas na formação e no desenvolvimento profissional dos nossos alunos e da comunidade, além dos cursos de reforço escolar e das bolsas de estudos que oferecemos, voltadas para estudantes de baixa renda e para profissionais da saúde e seus dependentes.

E como citamos no início desse texto, completamos 30 anos e dessa linda trajetória nasceu o livro “Uma história de Garra e Talento”. Organizado por nosso reitor Celso Niskier, em conjunto com a jornalista Suzana Liskauskas, a publicação é um retrato importante da expansão da Educação Superior Particular no Rio de Janeiro e no Brasil.

Portanto, um ano tão diferente como esse só reforçou o que nós já acreditávamos. Nesses 30 anos aprendemos que um caminho de sucesso só é possível se tivermos parceiros que acreditam em nossas ideias. E sem o empenho de nossos colaboradores, nós não estaríamos aqui hoje. Por isso, fortalecemos nossas parcerias e conseguimos viabilizar aos nossos alunos e à comunidade o acesso a ferramentas de estudo, oportunidades de trabalho e novos aprendizados.

Um ano desafiador como esse só poderia nos trazer muito aprendizado. Ainda em dezembro de 2020 foi divulgado o resultado do Enade 2019. Tivemos dois cursos avaliados: Engenharia da Computação e Engenharia de Produção, e ambos alcançaram conceito 4 no MEC, em uma escala de 1 a 5.

Isso só reforça que estamos fazendo um bom trabalho! E continuaremos fazendo… Daremos continuidade a alguns projetos e iniciaremos outros. Estamos planejando mais um semestre de muito aprendizado e parceria.

É impossível resumirmos em um único texto todas as nossas ações. Por isso queremos dividir com você a nossa retrospectiva 2020. Clique e confira!

Vamos agora focar no futuro. Afinal, o tempo não para! Nem você!