Como fazer transferência de Universidade?

São muitos os motivos que podem levar um estudante a realizar uma transferência de universidade. Uma mudança para outra cidade, a troca de emprego, ou necessidades pessoais, além de várias outras possibilidades.

Independente do seu motivo, se você quer ingressar na UniCarioca via transferência externa, continue a leitura e entenda como funciona o processo.

O que preciso avaliar antes de fazer a troca?

Antes de realizar a transferência é preciso avaliar com cuidado alguns detalhes – tanto da instituição de origem como da instituição de destino. Você precisa levar em conta os seguintes pontos:

• Visite as estruturas da instituição antes de efetivar a transferência;

• A faculdade de destino oferece convênios com empresas ou oportunidades de estágios?

• Qual é o impacto do nome da faculdade no mercado, vai agregar ao seu currículo?

• Como é a rede de contatos que você pode ter acesso dentro da faculdade?

• Qual é a distância da faculdade até sua casa ou trabalho? Como você fará esse trajeto?

Passo a passo para pedir a transferência de Universidade

Após a decisão de solicitar a transferência, o pedido deve ser feito normalmente na coordenação do curso no qual você está matriculado.

Cada instituição exige uma lista de documentos. Para ingressar na UniCarioca via transferência, você vai precisar apresentar:

Histórico Escolar (da instituição de origem)

Conteúdo Programático (da instituição de origem)

Certificado de conclusão do Ensino Médio Histórico escolar do Ensino Médio

Publicação em D.O., para os concluintes do Ensino Médio do Estado do Rio de Janeiro após 1986

Documento oficial de identidade

Comprovante de que está em dia com as obrigações militares, se for do sexo masculino

Cadastro de Pessoas Físicas (CPF)

Título de Eleitor, para maiores de 18 anos

Certidão de nascimento ou casamento

Comprovante de residência

Foto 3×4.

Cada faculdade tem seu próprio processo para o ingresso dos estudantes vindos de transferência. Aqui, você não precisa realizar processo seletivo, e ainda conta com uma oferta super especial para os cursos da modalidade presencial e EAD.

Você só precisará avaliar a possibilidade de aproveitamento de disciplinas e conferir as vagas disponíveis e o prazo para solicitação.

Como fica a situação para quem tem bolsa ou financiamento?

Para os estudantes que têm benefícios como o Prouni ou Fies, é preciso ter atenção com algumas situações específicas. Entenda:

FIES

O FIES permite que os alunos financiados pelo sistema possam pedir a transferência da faculdade. Neste caso, é preciso seguir as seguintes regras:

Transferências internas só podem ser solicitadas uma vez;

Já as transferências externas podem ser feitas uma vez a cada semestre. A solicitação deve ser feita a partir do último mês referente ao semestre que o aluno está cursando, para que comece a valer a partir do próximo semestre a ser cursado. Esta mesma regra vale para quem pretende trancar o curso.

Prouni

O Programa Universidade para Todos é uma forma de estudantes de baixa renda terem acesso ao Ensino Superior em faculdades particulares. Estes alunos podem fazer a transferência, mas é preciso que tanto a universidade de origem quanto a de destino estejam de acordo.

Outra exigência é que a universidade de destino também esteja credenciada ao programa e tenha vaga disponível. Além disso, não é permitido fazer a transferência de bolsista parcial para integral ou vice-versa.

Conclusão

A transferência de universidade pode ser uma ótima forma de conquistar um diferencial positivo no seu currículo. Aqui na UniCarioca você encontra um time de professores qualificados, ótima estrutura para as aulas, e faz parte de um Centro Universitário eleito pelo MEC oito vezes consecutivas como o melhor do Rio de Janeiro. Entre em contato conosco e saiba mais sobre cada um dos cursos que oferecemos! E continue acompanhando o nosso blog, com dicas de carreiras promissoras para o seu futuro.