Menu Auxiliar

Início >> Acontece >> Vida e Carreira >> Quer chamar atenção para aquela vaga? Luz, câmera, ação: faça um vídeo currículo!

Text Resize

-A +A

Quer chamar atenção para aquela vaga? Luz, câmera, ação: faça um vídeo currículo!

sex, 10/03/2017 - 16:24 -- Anônimo (não verificado)

Quer chamar atenção para aquela vaga? Luz, câmera, ação: faça um vídeo currículo!

Vida e Carreira
10 Março 2017

Por Maura Xerfan,
Coordenadora do Núcleo de Orientação à Carreira (NOC)

O currículo físico em sua versão mais tradicional anda mesmo perdendo forças e a cada dia uma nova ferramenta se fortalece no mercado de trabalho: o vídeo currículo. Várias são as redes sociais que propiciam uma boa apresentação com essa ferramenta, entre as mais usadas estão: Youtube®, Snapchat ®, Vimeo® e Periscope®.

Essa nova forma de apresentar as qualificações começa a tomar conta dos processos seletivos internacionais e já tem bom uso no Brasil para várias áreas, especialmente, as que demandam criatividade, boa apresentação pessoal e boa comunicação, como é o caso das vagas nas áreas de jornalismo, design, publicidade e marketing.  São mais usados nessas áreas, mas não são restritos a elas, outras áreas já estão aderindo ao vídeo currículo como a “primeira impressão” a ser deixada no processo seletivo.

Mas qual o objetivo de se fazer um vídeo currículo? É uma forma de se apresentar ao recrutador indo além do que está descrito no papel, já mostrando um pouco de sua atitude e postura, por exemplo. . “O vídeo  acaba funcionando como “teaser”, antes da entrevista”

 Essa pode ser uma grande oportunidade de se destacar em meio aos candidatos e você pode começar a planejar o seu agora, seguindo as nossas dicas.

1. Adequação é a palavra que norteia nossa primeira dica.

Procure ver se apresentar-se por meio de um vídeo currículo é adequado para a vaga ou posição que você busca. Empresas (muito) tradicionais ainda não aceitam bem a iniciativa, já as startups, os estúdios, as agências de publicidade e notícias e outras empresas com área criativas recebem muito bem o seu vídeo.

2. Prepara para o show dos “poderosos”.

Quer montar um vídeo currículo poderoso? Não improvise. Antes de iniciar, considere um planejamento para escolher o local da filmagem, a roupa, conhecer um pouco sobre a empresa, sobre a vaga oferecida (rotinas e funções) e o mercado em que a empresa atua.

3. Não é um documentário

Trata-se de um vídeo currículo e não de um documentário ou um programa do tipo “esta é sua vida”. Portanto, estipule dois minutos como meta. É tempo suficiente para você dar seu recado, acredite. Tempo é um bem valioso, portanto, valorize o seu e o do recrutador.

4. Não leia, mas para não se perder faça um roteiro.

Se você acha que fazer um vídeo currículo é apenas filmar você lendo seu currículo, para tudo.  Você precisa apresentar algo instigante, que dê ao recrutador vontade de querer saber mais sobre você e, então, agendar a entrevista.

Procure transmitir um pouco de você, de sua personalidade, de sua forma de pensar, atitude e criatividade também são bons elementos para compor sua apresentação. Pois, são itens que um currículo tradicional não consegue passar ao recrutador. Tenha uma história para contar, fale sobre o que já fez suas experiências, seus cursos, desafios, atitudes e realizações que contribuíram para o profissional que você se tornou.

5.     Cuidado para não esquecer o básico

Por melhor que seja a receita há sempre um tempero indispensável, portanto, não esqueça de mencionar :

  •   Seu nome completo, estado civil, idade e onde mora.
  •   Formação acadêmica, experiências profissionais relevantes para a vaga, competências e habilidades que você possui e que são pré-requisitos da vaga.
  •   Ganhou algum prêmio? Teve algum resultado de destaque? Aproveite para contar sobre isso.

6. Use o storytelling a seu favor.

Vá além do script tradicional. Fale sobre o que você já fez e de suas paixões e tenha orgulho da sua história e faça dela o seu diferencial para que eles saibam que você é a pessoa que eles procuram. Pense em um legado que ainda quer deixar e o porquê essa vaga importa para seu futuro.

7. Seja criativo e faça a diferença.

Veja qual a sua linha criativa e use ao contar sua história. Pode ser que o humor ou a linguagem possam ser seu diferencial, então, não tenha medo e use com sabedoria, sem fugir do tema principal, sua apresentação profissional.

8. Tecnologia: saiba usar.

A primeira preocupação é usar um equipamento que garanta som e imagens nítidas, uma qualidade mínima para publicação online e para que sua exposição fique clara para o recrutador. Pode usar alguns efeitos como um Time Lapse", por exemplo.

9. O bom português também vale ponto aqui.

Um currículo com erros de gramática desclassifica você de uma entrevista, aqui não é diferente.  Nada de falar errado, pecar na concordância ou exagerar em gírias. Vícios de linguagem como “e tudo mais” ou “né” não são aliados nesse processo.

10. Fazer um ensaio geral ajuda

 Antes de publicar seu vídeo, chame a família e os amigos e faça uma apresentação para eles. Ouça as opiniões e veja o que é de bom senso considerar. Se for “aprovado com louvor”, publique!

Ah...ao terminar, se desejar,  envie o link para noc@unicarioca.edu.br e podemos opinar antes que publique ;)

Animou? Então assista alguns como fonte de inspiração e comece o seu! Selecionamos alguns exemplos, veja:

http://bit.ly/VideoCurriculoCriativo
http://bit.ly/VideoCurriculoCriativo2
http://bit.ly/VideoCurriculoSnapChat

0 Comentário(s)

Comentar