Mais Lidas

Acontece

Notícias

Graduação EAD: adaptando-se às novas abordagens e competências de aprendizado com a Unicarioca +Digital

A sociedade atual passou por muitas mudanças ao longo dos anos, onde a tecnologia se tornou a principal aliada na realização das atividades do cotidiano. No setor de educação isso não é diferente e a maioria das universidades passaram a investir na graduação EAD para captar mais alunos, sobretudo em um contexto de pandemia.

Segundo pesquisa realizada pela Educa Insights em parceria com a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), 46% dos estudantes brasileiros buscam o ensino a distância para cursar uma graduação.

Esses números apenas mostram a mudança de comportamento dos jovens e adultos em querer aprimorar seus conhecimentos para construir sua carreira profissional.

Nesse sentido, surgem algumas dúvidas: será que o ensino a distância é mesmo o ideal? Ele serve para qualquer graduação? Como saber qual escolher?

HUMANAS, EXATAS E BIOLÓGICAS COMO A GRADUAÇÃO EAD FUNCIONA PARA ESSES CURSOS?

É comum encontrarmos universitários cursando o ensino superior em cursos de graduação a distância em ciências humanas e sociais. A incerteza normalmente surge quando se refere às ciências exatas e biológicas, profissões estas que necessitam de muitas aulas práticas.

Nesse sentido, elas não apenas funcionam como também vem ganhando um grande espaço no setor de educação, pois as universidades estão investindo em tecnologias para suprir essas necessidade, com laboratórios virtuais, como acontece na UniCarioca.

Essas metodologias on-line podem potencializar o aprendizado dos alunos e geram  um diferencial competitivo na carreira e desenvolvimento deles. Também incentiva uma maior flexibilidade de ambientes e de horários para estudar, por exemplo, capacita a pessoa a aprimorar sua disciplina e aumentar seu rendimento e sua produtividade.

O ENSINO A DISTÂNCIA VAI ACABAR COM O PRESENCIAL?

Para responder essa pergunta é só se questionar: o jornal acabou com o rádio? Não, apenas diminui sua demanda. A internet extinguiu a televisão? Também não!

O  ensino a distância não vai acabar totalmente com o presencial, ele vai crescer em relação ao mercado e fazer com que o ensino presencial seja adaptado. Como assim? As instituições poderão investir no semipresencial, ou na Universidade como um espaço de networking com as pessoas, por exemplo.

ESCOLHA AGORA SUA GRADUAÇÃO DE FORMA MAIS DIGITAL

Cada vez mais, os novos métodos de ensino têm proporcionado mais autonomia aos estudantes. E uma das grandes vantagens de um ambiente virtual composto por um ensino híbrido é dar a oportunidade para a pessoa tomar suas decisões sobre os componentes do estudo.

A graduação EAD é a melhor opção para quem precisa conciliar a vida acadêmica e profissional, mas não se esqueça que o ensino presencial ainda existe e existem pessoas que sempre vão preferir ele, ou o semipresencial por exemplo.

O que importa é os interessados procurarem a formação em uma Universidade comprometida com a excelência do ensino.

Na UniCarioca você tem acesso a essas três modalidades em diversos cursos, com apoio de disciplinas dinâmicas, laboratórios virtuais e no modelo 360º para alunos que necessitam de aulas práticas. Somos pelo oitavo ano consecutivo, o melhor Centro Universitário do Rio de Janeiro, na avaliação do MEC.

Está com dúvidas se está na profissão certa? Qual modalidade cursar? Confira uma série de LIVES que falam sobre as diversas graduações da UniCarioca +Digital e veja como se preparar para ter os requisitos que o mercado exige de você.

QUERO ASSISTIR A LIVE DAS GRADUAÇÕES