Mais Lidas

Acontece

Notícias

Pós-graduação na sua área ou buscar algo novo: o que vale a pena?

Está em dúvida se cursa uma Pós-graduação na sua área ou busca novos rumos para a carreira? Confira nossas dicas!

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é necessário continuar investindo nos seus estudos após o término da Graduação. Afinal, se manter estudando é a melhor forma de seguir atualizado e garantir as melhores vagas.

E para isso, investir em uma Pós-graduação é o melhor caminho. Mas aí começam algumas dúvidas: qual Pós fazer? Seguir com um curso na sua área ou tentar traçar novos caminhos para a sua carreira? Se você está com essa dúvida, continue a leitura e saiba o que precisa avaliar antes de tomar essa decisão.

Defina seus objetivos

É normal que, em alguns momentos da carreira ou dos estudos, você fique um pouco perdido. E aí começam os questionamentos: seguir na área de formação e  atuação? Ou escolher uma Pós em um ramo totalmente diferente para mudar de ares?

Não existe uma resposta certa para esse questionamento. Mas, para chegar ao que é melhor para você, ter objetivos definidos é o primeiro passo. Avalie o que você deseja para os próximos anos, se existe possibilidade de crescimento na sua área atual, se você se identifica com a área na qual cursou a Graduação.

As vantagens de cursar uma Pós-graduação na sua área

Caso esteja inserido no mercado de trabalho e atuando na sua área de formação, buscar um curso de Pós-graduação que possa agregar dentro do seu trabalho atualmente é uma boa ideia.

Assim, você conseguirá um grande diferencial, ao ser especialista em determinado assunto, podendo inclusive se destacar na empresa. Isso pode levar a promoções e trazer novas oportunidades dentro da área escolhida.

Fazer uma Pós na sua área de atuação também te ajuda a reciclar e aprimorar os conhecimentos. Sendo ideal para quem já saiu da universidade há tempos mas quer se manter atualizado, por exemplo.

Também é uma excelente alternativa para quem deseja ingressar no mercado e, desta forma, já busca vagas com uma maior qualificação.

Pós-graduação para mudar de área 

Agora, se você não se identifica com a área na qual finalizou a Graduação ou está trabalhando atualmente, a Pós-graduação pode ser o primeiro passo para mudar de carreira.

Afinal, com uma formação mais rápida do que a Graduação, você adquire os conhecimentos necessários para ingressar no mercado de trabalho em uma nova área.

A Pós-graduação ainda permite que essa mudança de área seja planejada e executada com organização. Afinal, durante o tempo dedicado à especialização, é possível conhecer melhor o mercado de trabalho e buscar vagas mais alinhadas com sua nova qualificação.

Também existe a possibilidade de você cursar uma Pós que não é específica da sua área de atuação mas que vai te ajudar a executar suas atividades no dia a dia. Por exemplo, um profissional formado em qualquer curso que, ao longo do seu trabalho acaba assumindo um cargo de coordenador ou gestor de área.

É natural que seja necessário adquirir novos conhecimentos para lidar com os desafios que irão surgir. Nesse sentido, é possível realizar uma Pós-graduação em Gestão de Pessoas, por exemplo, que irá auxiliar no desenvolvimento das atividades.

Qual é a melhor opção?

Primeiramente, saiba que você pode fazer uma Pós em qualquer área diferente da sua formação inicial, e isso inclusive é uma prática comum. As únicas limitações são nas áreas médicas e de saúde, por exemplo, onde um diploma de Graduação na área é exigido.

Mas, como mencionamos, essa decisão só pode ser tomada com uma visão clara dos seus objetivos, principalmente de longo prazo. Se a sua decisão for por cursar uma Pós-graduação na sua área, saiba que essa pode ser uma ótima possibilidade para adquirir e aprofundar conhecimentos, além de aprender muito sobre as áreas de atuação.

Já se você decidiu por mudar de área, entenda a Pós-graduação como um passo importante na conquista de uma oportunidade. Mas, independente da sua decisão, saiba que a UniCarioca pode te auxiliar: oferecemos dezenas de cursos de Pós-graduação, nas áreas de comunicação e criatividade, direito e cidadania, educação e aprendizagem, gestão e empreendedorismo, saúde e bem estar e tecnologia e inovação.Conheça nossas opções e escolha sua próxima qualificação!