Mais Lidas

Acontece

Notícias

Terminei meu curso de graduação: e agora?

Chegar ao fim do curso de graduação traz alívio, felicidade e a sensação de dever cumprido. Contudo, talvez você sinta insegurança e ansiedade sobre o que deve fazer, agora que já tem o diploma nas mãos.

Saiba que esse sentimento de nervosismo é super comum e natural. Afinal, você está entrando em uma nova fase e precisa fazer algumas escolhas que vão impactar várias instâncias da sua vida.

Continue a leitura e confira algumas dicas que vão ajudar você a decidir o que fazer após concluir sua  graduação!

Faça um exame de autoconhecimento

Lembra que você tinha certos motivos quando escolheu seu curso de graduação? Então, relembre esses pontos para entender o que há em comum entre você e algumas carreiras que está apto para seguir.

Além disso, não deixe de fazer algumas perguntas para descobrir o que é importante para você e quais são os seus desejos. Por exemplo:

  • O que me motiva?
  • Qual o impacto que quero deixar no mundo?
  • Onde quero trabalhar?
  • Devo continuar investindo na minha área de estudo?
  • Acho uma especialização importante?

Com o intuito de ter objetividade, coloque as respostas para cada pergunta acima em um papel e se permita pensar sobre você mesmo. Leve o tempo que for necessário.

Dessa forma, é importante ter honestidade e não ignorar o fato de que suas respostas são únicas. Não vale se espelhar nos planos de colegas do seu curso, nem pensar apenas no retorno financeiro.

Certamente, o dinheiro é muito importante e deve ser um aspecto a ser pensado, mas não deixe que ele impeça de realizar seus sonhos e conquistas.

Decida entre mercado de trabalho e carreira acadêmica

Basicamente, existem dois caminhos profissionais: o acadêmico e o do mercado de trabalho. Avalie qual é o melhor para o seu perfil ao concluir o curso de graduação. Veja abaixo como funciona cada um deles!

Mercado de trabalho

Aqui você coloca em prática tudo o que aprendeu na teoria durante o curso de graduação. Se optar pelo mercado de trabalho, poderá prestar serviços a empresas privadas e públicas.

Assim sendo, você aprimorará as habilidades do seu campo de atuação com mais prática. Também poderá trabalhar como freelancer e empreendedor.

Carreira acadêmica

Se o que faz seu coração bater mais forte é estudar, pesquisar e criar projetos científicos que contribuam com a sociedade, a carreira acadêmica é a melhor opção.

Nesse sentido, com a carreira acadêmica também é necessário publicar artigos com as suas descobertas e compartilhar seus conhecimentos como professor. Outro aspecto é que você terá sempre atualizações sobre o conhecimento produzido.

Combinação de carreiras

Se você gosta do que essas duas carreiras trazem como vantagens e gostaria de ter as duas atuações, saiba que isso é possível.

Entretanto, será necessária muita organização em sua rotina e trabalhar para uma empresa com horário reduzido e flexível. Só assim, você poderá participar de congressos e estudar tópicos a fundo.

4 passos que vão lhe ajudar após o término do curso de Graduação

Na prática, você pode seguir alguns passos para que tenha segurança ao terminar o curso de graduação. Veja:

  1. crie metas que norteiam o que você deve fazer;
  2. aprimore as hard skills e soft skills;
  3. converse com profissionais que se formaram no mesmo curso;
  4. faça estágios para experimentar o dia-a-dia da profissão.

No momento em que você termina a  Graduação, o importante é não parar. Portanto, continue investindo em sua formação profissional e estudando, pois a estagnação pode te deixar perdido sobre o seu presente e futuro.

Não importa em que curso de Graduação você se formou, nós podemos ajudar você a cuidar de sua carreira e se manter atualizado com os melhores cursos de Pós-graduação e Mestrado. Vem para a UniCarioca!