Acesso livre à produção acadêmica para professores e alunos

Resultado de árdua e ampla pesquisa de professores e desenvolvedores multidisciplinares, a Plataforma Proximal – Práticas Educativas Digitais – surgiu da crescente necessidade de se criar um espaço dedicado ao armazenamento, preservação e disseminação da produção acadêmica. Trata-se de um portal educacional que permite acesso gratuito a docentes de diferentes segmentos e níveis de ensino e que facilita e enriquece a experiência dos usuários.

Transformada pelo professor Antonio Carlos Mól em projeto de pesquisa de mestrado da UniCarioca – que deu origem à plataforma, em 2018 -, a ideia de utilização de artefatos digitais em sala de aula se tornou de extrema importância para a renovação do contexto socioeducacional, seja como mecanismos de inclusão, democratização, ressignificação ou transformação de saberes e papéis a serem desempenhados.

O portal contém diversos recursos digitais: aplicativos, jogos, livros e vídeos. Esse material é disponibilizado com a sua metodologia de uso, sendo justamente esse um dos diferenciais da Proximal. As metodologias de uso são testadas e validadas em conjunto por professores e alunos. Muitos dos recursos digitais e metodologias são frutos das dissertações do Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação da UniCarioca. E as dissertações defendidas também se encontram na plataforma.

A Proximal é recomendada a todas as faixas etárias. No entanto, o foco principal tem sido os alunos de Ensino Fundamental e Médio. Na plataforma é possível encontrar ainda recursos digitais que podem ser utilizados com crianças com necessidades específicas, além da metodologia de uso desse recurso. Os jogos digitais e aplicativos são, atualmente, as ferramentas mais procuradas no portal.

Vivemos em uma época de quebra de paradigmas e a disponibilização incondicional de novas tecnologias digitais vai liberar o uso irrestrito a ferramentas e produtos, testados metodologicamente, com aplicação simples e prática, para que o professor, na sua missão de mediador, possa estabelecer novas relações que se tornaram imperativas em sala de aula. O conhecimento e o compartilhamento de experiências formaram uma inteligência colaborativa, um banco de inteligência que vai permitir a frequente renovação de nosso conhecimento.