A UniCarioca, desde a criação da Faculdade Carioca, em 1990, já fazia, por meio de avaliações semestrais do corpo discente, exercício de autoavaliação. Até hoje, este tipo de avaliação é realizado, e os resultados auxiliam e completam o diagnóstico global interno da instituição.
Para assegurar o processo de avaliação em âmbito nacional, envolvendo todas as Instituições de Ensino Superior, em 14 de abril de 2004, o governo criou o Sistema Nacional de Avalição – SINAES (Lei nº. 10.861), que determinou que todas as Instituições de Ensino Superior (faculdades, centros universitários e universidades) devem criar uma comissão responsável por todas as atividades internas de avaliação, denominada Comissão Própria de Avaliação – CPA.
A CPA da UniCarioca tem como coordenador o Professor Alberto Tavares além de possuir representantes do:
Corpo Docente, Corpo Discente, Quadro Técnico Administrativo, Sociedade Civil Organizada, Distribuídos conforme a Lei do SINAES, acima citada.
O que é CPA
A comissão própria de avaliação: CPA – constitui-se na representação do corpo docente, corpo discente e colaboradores com a finalidade de realizar, permanentemente, a autoavaliação da instituição.
Autoavaliar significa verificar se os objetivos da instituição foram atendidos, identificar novas necessidades e redefinir objetivos e prioridades, inseridos na política de desenvolvimento acadêmico e administrativo. Os fatos passados e presentes são analisados para dimensionar o futuro. Esse é o momento de a instituição conhecer a si e definir seus processos, suas ações, refazendo o presente e construindo o futuro, visando atender às demandas do contexto social e contribuir para a transformação da realidade dos seus alunos.
É o momento de a
instituição conhecer a si e definir seus processos, suas ações, refazendo
o presente e construindo o futuro.