Alunos da UniCarioca ganham bolsa para estudar no exterior

Os alunos Yozer Garcia e Jéssica Melo, dos cursos de Engenharia de Computação e Publicidade e Propaganda, respectivamente, serão a cara da UniCarioca no exterior em 2019. Os dois foram contemplados com uma bolsa de estudo no Programa “Bolsas Ibero-Americanas”, do Santander Universidades. Para o intercâmbio acadêmico, que terá duração de seis meses, ambos escolheram Portugal como destino.

Esta é a primeira vez que a UniCarioca participa do programa Santander . “É muito importante ter alunos trocando experiências acadêmicas em outros países. Dessa forma, mostramos ao mundo o potencial deles. E, para os alunos, é uma oportunidade única de adquirir mais conhecimento e enriquecer o currículo”, afirma Barbara Avellar, Gerente da Rede – Gestão de Operações da UniCarioca.

O intercâmbio será a primeira viagem internacional de Jéssica, que sonha fazer pós-graduação em Portugal. “Confesso que a ficha ainda não caiu. Apesar de sonhar com isso, estudar fora é bem distante da minha realidade pelo alto custo”, diz a aluna, que está com embarque previsto para o segundo semestre de 2019.

Bastante animado desde que se inscreveu para concorrer à bolsa, nem por isso o colombiano Yozer deixou de ficar surpreso ao receber a ligação comunicando que fora contemplado. “Da primeira vez, achei que tinham ligado para a pessoa errada, falei que não era comigo e desliguei”, conta, achando graça.

Ansiosos com a experiência internacional, os dois têm a mesma expectativa: conhecer outra cultura e aprender coisas novas. Na bagagem, Yozer e Jéssica também levam a vontade de fazer com que o intercâmbio conte a favor deles profissionalmente no futuro.

“Acredito que posso aprender muito na área de segurança, pois boa parte das empresas que prestam consultoria no Brasil é de Portugal. Na Europa, de um modo geral, é muito importante o tema de segurança da informação”, diz Yozer.

“Espero poder aproveitar ao máximo minha estada por lá e não fazer disso mero turismo. Sei que vou vivenciar coisas mágicas, mas quero que essa experiência se perpetue quando eu voltar”, planeja Jéssica, que, desde 2016, já faz estágio na área de Mídia.

No processo interno de escolha dos alunos, a UniCarioca adotou como critério o maior C.R geral dos interessados e a menor renda entre os que se inscreveram. Os contemplados ganharão uma bolsa no valor de três mil euros, convertidos pela cotação do Banco Central de 10/01/2018.