Atlética UniCarioca e a constante renovação

O começo de um novo semestre é sempre crucial no trabalho de renovação e continuidade de uma associação atlética acadêmica. Na Atlética UniCarioca não é diferente. É neste período que os integrantes da associação se apresentam aos novos alunos da instituição e compartilham o propósito da entidade: levar esporte, cultura e lazer aos alunos da instituição.

Diferentemente do que é estereotipado, o trabalho é árduo. A Atlética está envolvida diretamente na recepção de calouros, se encarregando dos trotes (do bem!), na participação de eventos institucionais, nas festas para promover a integração entre os alunos e também no estímulo à prática esportiva. Em dia de jogos, faz ações para atrair torcida, promoção e venda de produtos, além de animar os atletas com banda e instrumentos de percussão.

No último ano, as ações sociais ganharam espaço na Atlética. Foi criado o setor AU Solidária, com campanha de arrecadação de mechas de cabelo, lenços e turbantes, em prol do Outubro Rosa. E ainda houve campanhas para arrecadação de alimentos.

Para que tudo funcione perfeitamente, a organização segue o modelo de uma empresa. Existem cargos e funções bem definidos para cada integrante. Atualmente, a direção é composta por 16 membros, oriundos de diferentes cursos da UniCarioca. A maioria alunos com matrícula ativa, mas não é raro encontrar formados.

“Geralmente, todo ano ocorrem mudanças no corpo de diretores, alguns se despedem da função e novos são selecionados para assumir a posição. Quem sabe não haverá um futuro diretor da Atlética vindo dessa “leva” de calouros? O novo semestre significa renovação, seja ela de energia, motivação ou ideias”, conta Raphael Teixeira, presidente da Atlética UniCarioca.

Atualmente, a Atlética UniCarioca participa de dez modalidades esportivas, com 14 equipes femininas e masculinas. São elas: basquete, cabo de guerra, cheerleading, e-sportes, futebol, futsal, handebol, jiu-jitsu, tênis de mesa e vôlei. E, quando necessário, montam equipes para modalidades específicas, como, futevôlei e natação.

Com quatro anos de existência, a Atlética já tem importantes conquistas na área esportiva. O primeiro feito foi em 2017, quando a Atlética UniCarioca venceu todas as 14 modalidades da série B dos Jogos Universitários de Comunicação Social (Jucs). O bicampeonato do futsal masculino, em uma competição que reunia os oito melhores times do Rio, também foi memorável. Assim como o torneio em que a equipe de handebol feminino garantiu o primeiro título de uma modalidade coletiva feminina no RJ.

“Nossas equipes estão num acelerado processo de evolução. O futsal masculino foi a que mais rapidamente atingiu o estágio de potência, disputando dez finais consecutivas das principais competições universitárias”, conta Raphael.

Mesmo aqueles que não curtem os esportes tradicionais também podem fazer parte do time de atletas. A UniCarioca Woodpeckers é a organização responsável pelos esportes eletrônicos, modalidade que passou a integrar as associações acadêmicas recentemente. Em pouco tempo de trabalho, a equipe é a 4ª melhor do Brasil e é a vice-campeã do TUES, primeiro e maior torneio universitário de e-sports do país, na categoria LOL (League of Legends). A relevância da competição é tanta que a final foi transmitida por um canal de televisão.

A parceria entre a Atlética e a UniCarioca vive agora seu melhor momento. “A UniCarioca nos incluiu em diversos espaços de divulgação, como site, portal do aluno, AVA. Houve, inclusive, a criação de um programa para novos alunos que entrarem por meio de convite da Atlética”, diz Raphael, que ainda comemora o fato de ter canal aberto com todos os departamentos da instituição.