Mais Lidas

Acontece

Notícias

Biomedicina: uma área da saúde cada vez mais importante

A área da saúde é ampla e envolve uma série de profissionais, como técnicos, auxiliares, fisioterapeutas, cuidadores, nutricionistas, dentistas, enfermeiros, biomédicos, médicos e muitos outros profissionais nas mais diversas especialidades.  

Se você sente que tem aptidão nesta área, pode escolher entre uma diversidade de cursos de Graduação, para que possa trabalhar diretamente com a assistência direta ao paciente, a gestão, o ensino, na pesquisa ou empreender neste ramo. 

 

A demanda por profissionais no Brasil 

Antes de escolher por um curso de Graduação, profissão que escolhemos para seguir a vida toda, é normal fazer uma pesquisa para entender como está o mercado para estes profissionais. 

Para os interessados em seguir na área da saúde, alguns números deixam os futuros profissionais mais tranquilos.  

Segundo pesquisa realizada no ano de 2021, pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), mais de 4,6 milhões de pessoas trabalham na área da saúde no Brasil.  

Somente no mês de agosto do mesmo ano, o número de vagas abertas cresceu 0,6% no país, ou seja, foram geradas aproximadamente 28 mil novas vagas neste período.  

Algumas causas podem ser levadas em consideração para este aumento expressivo de vagas: o aumento da expectativa de vida no Brasil;  

Mas ainda assim, há uma defasagem de cerca de 8 mil profissionais da saúde, nas mais diversas especialidades.  

 

Áreas da saúde com maior demanda 

Neste ano de 2022, diversos concursos públicos foram abertos abrindo vagas para profissionais da saúde das mais diferentes áreas e especializações.  

Um destes exemplos é o concurso do Ministério da Saúde do Rio de Janeiro que busca 4 mil vagas.  

Para ajudar você na sua decisão, entre os cursos de Graduação nas áreas da saúde que a UniCarioca oferece, vamos falar hoje sobre a Biomedicina.  

 

Biomedicina 

O curso de Biomedicina dura em média 4 anos e no começo, as disciplinas se baseiam em aulas teóricas como bioquímica e fisiologia, mas logo a frente vem as práticas em laboratório.  

É um trabalho com pesquisas sobre doenças e maneiras de cura para melhorar o diagnóstico e o tratamento do paciente. 

 

Atuação do Biomédico 

O mercado de trabalho do Biomédico vem se ampliando cada vez mais e este profissional tem se tornado uma peça importante dentro da área da saúde.  

Com ampla atuação em diversos segmentos da saúde, o biomédico pode atuar em hospitais, institutos de pesquisa, laboratórios e outras instituições.  

 

Seja um Biomédico estudando na Unicarioca 

Entre os cursos voltados para a saúde, que a UniCarioca oferece, como Educação Física, Estética e Cosmética, Fisioterapia e Serviço Social, a Biomedicina vem para atender uma parcela de estudantes que buscam se profissionalizar na área.  

Na UniCarioca, os estudantes têm uma formação profissional voltada para o mercado de trabalho, atuando em laboratórios, clínicas, pesquisa entre outras possibilidades.  

Outra vantagem é a troca de experiências com os docentes que são qualificados, com formação e titulação voltados para o perfil do curso.