Canada Experience: 10 dias, inúmeros resultados

Por Celso Niskier,

Chegou ao fim mais uma incrível jornada rumo ao conhecimento, à troca de experiências e à ampliação da internacionalização da educação superior. Realizada entre os dias 6 e 15 de outubro, a 5ª Delegação ABMES Internacional – Canada Experience visitou as cidades de Toronto, Montreal e Quebec, nas quais gestores, mantenedores e líderes educacionais conheceram e dialogaram com algumas das instituições de destaques do país.

Ao longo de 10 dias, tivemos a oportunidade de visitar universidades que são reconhecidas em todo o mundo, como a Universidade de Toronto. Ali, debatemos temas como inovação educacional, inovação na prática da educação superior e inovação em infraestrutura e sistemas de ensino superior. Além disso, mantendo a tradição de abrir espaços para a internacionalização das instituições associadas, durante a visita foi celebrado um acordo de cooperação futura com o OISE (Instituto de Estudos em Educação de Ontario).

Ainda no âmbito da Universidade de Toronto, conhecemos as instalações do Instituto de Pesquisa KITE-UHN, um dos principais centros de pesquisa de medicina na área de reabilitação do Canadá e líder mundial em ciência de reabilitação complexa. Com o KITE assinamos um termo de cooperação que visa, entre outras ações, estimular o intercâmbio de professores, pesquisadores, estudantes e gestores; promover o desenvolvimento conjunto de projetos e pesquisas; fomentar a organização de cursos, seminários e eventos; promover o desenvolvimento de programas de bolsas de estudo; facilitar o intercâmbio de bibliografias, materiais didáticos, técnicos e científicos; bem como estimular a elaboração de artigos científicos e outras publicações.

Durante a visita, conhecemos a Dra. Andrea Furlan, brasileira que atua como cientista sênior do KITE e professora do curso de medicina na Universidade de Toronto. Entre suas ações, ela está à frente de um projeto de telementoria que visa ensinar médicos em áreas rurais e carentes a ajudar pacientes com dor crônica a viver uma vida melhor. Foi uma grande honra conhecer uma brasileira em posição de destaque e desenvolvendo um projeto tão relevante.

Localizada a 110 quilômetros de Toronto, a Delegação ABMES Internacional também visitou a Universidade de Waterloo, uma das 10 melhores instituições do Canadá e a primeira em inovação e empreendedorismo. Além de compreendermos como a universidade se tornou referência em inovação, tivemos uma excelente conversa sobre como a educação à distância é trabalhada ali de modo a atender, com qualidade, as necessidades dos estudantes.

Passamos ainda pela Universidade McGill, onde o professor Pedro Rosa Neto, brasileiro e diretor do Centro de Envelhecimento do Instituto de Neurologia, destacou o interesse em fazer parcerias com as instituições brasileiras; pela Organização Universitária Interamericana (OUI – OIHE); e pela Universidade Concordia, que se mostrou bastante inspiradora com seu projeto de startups – coordenado por uma professora brasileira – e onde firmamos o terceiro memorando de entendimento desta visita ao Canadá.

Em síntese, foram dias intensos e muito produtivos. Temos como saldo desta 5ª Delegação a satisfação de ver brasileiros em posições de destaque e liderando áreas relevantes; o estreitamento dos laços entre instituições daqui e de lá, com o desejo manifesto de cooperação de ambos os lados; e a grande bagagem conquistada a partir das experiências possibilitadas pela diversidade cultural daquele país.

Também aprendemos que, embora as universidades canadenses sejam públicas, elas buscam se diferenciar. A McGill é muito forte em saúde; a Waterloo em tecnologia; a de Toronto em reabilitação; e a Concordia em empreendedorismo e inovação. Com isso, a principal lição é a de que, independentemente da organização administrativa, público ou privada, as instituições brasileiras precisam entrar na onda da especialização. Vamos nessa?

Fonte: ABMES