Curso Semipresencial: quais os benefícios e desafios dessa modalidade ao estudar Engenharia de Produção?

A modalidade de ensino Semipresencial é mediada pela tecnologiae ocorre de forma on-line e com a necessidade de encontros para as atividades práticas  no processo de ensino-aprendizagem.

Segundo pesquisa da Associação Brasileira dos Mantenedores de Ensino Superior (ABMES), as matrículas na educação à distância devem superar as de cursos presenciais em 2023.

Isso porque o curso EAD ou Semipresencial diminui os gastos com transporte e economiza o tempo de quem também precisa trabalhar e cuidar da família. Além disso, a pandemia potencializou a necessidade de se estudar em casa.

Na UniCarioca há vários cursos sendo ofertados nessas modalidades, e um deles é o de Engenharia de Produção. Um curso mais voltado à prática mas que é possível fazer de forma remota.

Se você quer saber os benefícios e desafios de fazer esse curso não-presencial, continue a leitura!

Quais são as vantagens de fazer uma graduação online?

A educação à distância é uma revolução porque é mais acessível. Se antes os estudantes precisavam se mudar de casa para estudar, hoje eles conseguem aprender no conforto de sua casa.

Juntamente a isso, o curso EAD possui outras vantagens em relação ao presencial. Veja alguns exemplos:

Múltiplos canais de comunicação e ferramentas de aprendizado

Os setores de educação têm investido muito em soluções tecnológicas que facilitem o aprendizado. Assim, nessa modalidade, a tecnologia é a sua melhor aliada na sala de aula.

Hoje existem várias ferramentas usadas para auxiliar o estudo do aluno. Além disso, há canais de comunicação entre alunos, professores e tutores que não vão deixar você sozinho na jornada de conhecimento.

Alguns deles são:

• grupos de WhatsApp e Telegram;
  • videoconferências;
  • chats online;
  • e-mails.

A boa notícia é que você já usa a maioria!

Flexibilidade nos horários

Os recursos que auxiliam os estudantes ficam disponíveis 24 horas. Desse modo, você determina os horários em que quer assistir às aulas e estudar.

Isso quer dizer que sua agenda pode ser organizada de modo que não atrapalhe outras atividades de sua rotina ou te deixe exausto na correria entre uma demanda e outra.

Personalização

Cada pessoa tem o seu jeito de aprender. O curso EAD tem a vantagem de reconhecer isso e gerar autonomia para o estudante se desenvolver dentro de seus objetivos.

Dessa forma, na educação à distância você tem seu ritmo de aprendizagem individual e cria formas de adquirir conhecimento personalizadas.

Como superar os desafios do EAD?

Como no ensino presencial, o curso EAD apresenta desafios. Na verdade, qualquer processo de aprendizagem é desafiador, pois tira você de um lugar para outro cheio de descobertas e novas habilidades.

Existem algumas dicas para você poder trilhar o caminho do conhecimento no EAD sem estresse e com disciplina.

• Desligue as notificações: é fácil cair na tentação de olhar as redes sociais quando se está estudando através de tecnologias. Então, lembre-se que você deve reservar um tempo diário para os estudos sem interrupções desligue alertas do celular e computador.
  • Crie um cronograma bem organizado: a gestão de tempo é essencial para não procrastinar e atrasar muito os estudos. Tenha uma agenda diária com os horários.
  • Avise seus familiares sobre seus horários: é importante que as pessoas que moram com você saibam quando você está estudando para não o interromperem.

Percebeu que o mais importante é ter foco? O estudo independente demanda maturidade e concentração. Lembre-se disso!

É possível fazer Engenharia de Produção à distância?

Com certeza! O curso Semipresencial em Engenharia de Produção consegue transmitir boa base matemática e sólidos conhecimentos de gestão da produção, incluindo controle de qualidade e responsabilidade socioambiental.

O curso também possui atividades práticas. Assim, você consegue aprender as habilidades necessárias para ser um profissional renomado no mercado.

Na hora de escolher, saiba que a UniCarioca oferece o curso Semipresencial em Engenharia de Produção que conta com professores altamente qualificados, conteúdos multimídias em diferentes formatos e orientação à carreira personalizada.

Se você acha que é hora de investir em você mesmo, clique aqui!