Mais Lidas

Acontece

Notícias

Cursos na área da saúde: conheça opções de carreira!

Em constante expansão, os cursos na área da saúde estão cada vez mais concorridos, aumentando cada vez mais a necessidade de qualificação na área. Conheça mais sobre os cursos oferecidos pela UniCarioca

Os cursos da área de saúde estão em constante expansão, considerando seu mercado de trabalho aquecido. Segundo o Linkedin, em 2020, por conta da pandemia, houve um crescimento de 64% nas contratações de profissionais relacionados à saúde.

Além disso, a área de atuação dos profissionais da saúde, não se restringe apenas aos hospitais. Sendo necessários também em diversos setores, como em empresas, mineradoras, escolas, clínicas públicas e particulares, home care, ou mesmo na área acadêmica. Conheça as opções de carreira para você que quer atuar na área da saúde!

Conheça sobre os cursos da área da saúde 

A princípio, quando falamos em cursos da área de saúde imediatamente associamos as graduações de medicina e enfermagem, não é mesmo? Mas saiba que essa área é vasta, e além dessas qualificações,  temos nesse leque os cursos de: Biomedicina, Educação Física, Estética e Cosmética, Fisioterapia, Gestão Hospitalar e Serviço Social, entre outros.

Essa área sempre está com alta demanda de bons profissionais, mesmo agora que o período mais crítico da pandemia passou. Por exemplo, um nicho de mercado que vem ganhando espaço são os serviços de home care, visto que a população está cada vez mais envelhecendo.

Segundo o IBGE existem cerca de 39 milhões de pessoas com 60 anos ou mais no País – número que praticamente dobrou nos últimos 10 anos e representa 18,4% da população.

O que significa que existe uma demanda crescente por profissionais de saúde preparados para proporcionar um envelhecimento saudável e com qualidade de vida.

Vamos explorar um pouco sobre a área de trabalho de cada curso oferecido pela UniCarioca, para você ter um futuro promissor:

Biomedicina 

Biomedicina é uma das áreas mais promissoras dentro da área da Saúde, pois busca respostas para diagnósticos e tratamentos de doenças. Existem mais de 30 diferentes áreas de atuação para um biomédico reconhecidas pelo Conselho Federal de Biomedicina (CFBM).

Os profissionais formados nesse segmento podem trabalhar em bancos de sangue, diagnóstico por imagem, reprodução humana, genética e radiologia. Além da área acadêmica com pesquisas relacionadas ao estudo de células-tronco e genética, por exemplo.

Educação física

Desde 2008, o Ministério da Saúde passou a considerar a atividade física como um dos pilares para a promoção da saúde da população, inserindo assim no programa da Saúde da Família.

O profissional de Educação Física trabalha junto com a equipe médica a fim de auxiliar e reduzir fatores de risco associados às doenças crônicas, principalmente as vasculares. Podendo atuar em hospitais e clínicas médicas em todas as áreas, mas principalmente na parte oncológica, psiquiátrica e neurológica.

Para isso, é necessário possuir o curso superior em Educação Física, bem como o registro no Conselho Regional de Educação Física.

Outra possibilidade na área de Educação Física é atuar como professor, afinal a UniCarioca possui também o curso na modalidade Licenciatura semipresencial. O aluno sai preparado para atuar como professor do  ensino fundamental e médio seguindo a Resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) nº 1e o Conselho Federal de Educação Física (CONFEF).

Ao seguir o curso de Educação Física na modalidade de Licenciatura, o aluno encontrará disciplinas específicas voltadas para a área da educação, e será necessário realizar estágios obrigatórios e atividades complementares sob supervisão dos professores.

Estética e Cosmética

área da estética também é considerada uma área da saúde, o profissional formado em um curso superior pode trabalhar junto com a equipe de dermatologistas, nutricionistas, fisioterapeutas e outros profissionais da área. Bem como, no auxílio dos tratamentos pós-cirúrgicos e outros.

Esse ramo também pode seguir a área acadêmica e de pesquisa como a cosmetologia, que estuda e desenvolve cosméticos. Do mesmo modo que esse profissional pode atuar em clínicas de estética, dermatológicas e de fisioterapia, salões de beleza, academias de ginástica, hotéis e resorts.

Fisioterapia 

A busca de profissionais dessa área cresceu muito durante a pandemia. Ainda mais para os fisioterapeutas respiratórios, sendo o responsável pelo manuseio dos ventiladores mecânicos que auxiliavam na intubação e auxiliando no processo de recuperação dos pacientes.

Além disso, também existe a possibilidade de trabalho no atendimento hospitalar e em home care, com foco na prevenção e tratamento de doenças motoras e respiratórias. Outras áreas de atuação podem ser clínicas, clubes esportivos, centros de reabilitação motora e academias.

Os profissionais desta área podem focar em áreas especiais tais como: fisioterapia Preventiva, Traumato-Ortopédica, Desportiva, Neurológica, Cardiopulmonar, Geriátrica e Reumatológica.

Gestão Hospitalar

O profissional de Gestão Hospitalar será responsável pela organização e administração de hospitais, clínicas de saúde, laboratórios médicos e outros estabelecimentos que atuam com a promoção da saúde e do cuidado.

Há uma grande dificuldade em encontrar profissionais qualificados no mercado de trabalho. Nesse sentido, o principal objetivo do curso é o gerenciamento e  planejamento de custos, além dos impactos ambientais que um hospital pode causar.

Formando profissionais aptos para o mercado de trabalho, capazes de dirigir e coordenar atividades relacionadas à saúde, podendo atuar no setor público ou no privado.

Serviço Social

O papel do profissional de serviço social na saúde busca não só a humanização do atendimento, mas também a garantia de direitos dos pacientes, englobando as questões sociais e econômicas.

A fim de acolher quem precisa além de se envolver na qualidade do atendimento ao usuário, e sua busca de direitos como cidadão, facilitando o acesso de todos para a saúde.

Também pode ser responsável pelo contato com familiares, fornecendo informações e o apoio necessário em momentos de internação, por exemplo. O profissional pode atuar em instituições que promovem a saúde, públicas ou privadas.

Agora, que você já conheceu um pouco mais dos cursos da área de saúde oferecidos pela UniCarioca, e o mercado de trabalho de cada um, está na hora de #estudar e construir seu futuro na área da saúde.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre cada uma das áreas! E continue acompanhando o nosso blog, com dicas de carreiras promissoras para o seu futuro. Então #BoraEstudar?