Dia do Orientador Educacional | Conheça a história da Adriana

Por Adriana Oliveira

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases – Lei 9394/96 estabelece em seu artigo 64, a formação de Orientadores Educacionais em Cursos de graduação em Pedagogia e em Cursos de Especialização como o de Psicopedagogia, ambos oferecidos na UniCarioca nos quais tenho a honra de ser formada. Hoje estou Coordenadora de Orientação e Avaliação Educacional dentro da Coordenação Geral Pedagógica da Unicarioca e desenvolvo atividades para orientar os alunos em suas dúvidas, necessidades e questões acadêmicas, visando a potencialização da aprendizagem com o propósito de aumentar o desempenho acadêmico.

Projetos institucionais de Apoio ao Aluno como Monitoria, que organiza grupos de estudos para reforço acadêmico de alunos com dificuldades e/ou baixo rendimento escolar em um determinado tema/assunto de disciplina. Supervisiono o grupo de Monitores em suas atividades empregando métodos pedagógicos e psicológicos para orientar os alunos no cotidiano, assim como outros projetos como Rumo ao Sucesso que visa a integração e orientação acadêmica para novos alunos proporcionando a integração e acolhimento do iniciante ao curso e ao ambiente universitário.

Orientação Psicopedagógica, onde o aluno poderá contar com o apoio de um profissional psicopedagogo que desenvolverá ações para diminuição de dificuldade nos estudos, seja no acompanhamento das disciplinas, no método de estudo, na administração do tempo em como se organizar melhor para estudar de modo proveitoso e produtivo, nos distúrbios de concentração ou na falta de motivação para estudar.

Reforço Acadêmico dos Cursos de Extensão em Letras e Números e Física e Bits e Bytes que oferecem aulas de revisão gratuitas de Português, Matemática, Física e Lógica de Programação para alunos e convidados, aos sábados, no período da manhã.

Como ex-aluna e hoje colaboradora, me sinto à vontade em dialogar com os alunos sobre os temas e projetos dos quais participei aqui na UniCarioca. As oportunidades que foram surgindo ao longo da minha graduação e que por meio da Orientadora Educacional fui me aprofundando em temas relevantes à minha formação. Projetos que me deram bagagem e enriqueceram meu aprendizado para me tornar hoje uma profissional que orienta outros alunos e ter a sensibilidade de quem recebeu o suporte e direção de profissionais capacitados para enxergar um horizonte de possibilidades. Assim como a atuação na Pesquisa Científica da Unicarioca onde o foco era a dificuldade de aprendizagem de alunos de uma escola federal do Rio de Janeiro.
É função do Orientador Educacional, intermediar possíveis conflitos, auxiliar o corpo docente quanto às avaliações em casos específicos do educando nos aspectos, sejam eles, físicos, educacionais e outros.

Temos um espaço reservado no AVA em Apoio ao Aluno e pelo endereço apoioaluno@unicarioca.edu.br, onde orientamos os alunos para os grupos de estudos e os atendimentos psicopedagógicos.

Adriana Oliveira é Coordenadora de Orientação e Avaliação Educacional dentro da Coordenação Geral Pedagógica da UniCarioca.