Mais Lidas

Acontece

Notícias

Empregabilidade: entenda o conceito e veja como desenvolver

A relação que fazemos da empregabilidade, é geralmente com o fato de estar ou não empregado. Mas o termo é muito mais abrangente. Entenda:


Uma das funções da empregabilidade está diretamente ligada às possibilidades que o profissional tem de ser contratado e continuar prestando serviço para a sua empresa. Mas este conceito vai bem além disso.

Como a mudança de mercado e a forma como se presta serviço, independente da área, é necessário  que o profissional se adapte a este novo sistema. Sendo assim,  será possível mostrar seu talento e continuar empregado e sempre galgar por melhores possibilidades, cargos e salários.

Antigamente o bom trabalhador era o que continuava por muitos anos na mesma empresa, hoje este conceito mudou. O bom empregado é o mais requisitado e o que busca por melhores oportunidades de trabalho e remuneração.

 

Qual é o conceito de empregabilidade?

A principal característica da empregabilidade é a busca constante por aprimoramento, aperfeiçoamento e conhecimento na sua área. Se especializar e ser o melhor dentro do que você se propõe a fazer, é o diferencial de qualquer profissional.

Para atender as demandas de trabalho e tudo o que envolve a profissão, o profissional precisa sempre estar disposto a:

  • se manter atualizado sobre as tendências do segmento em que atua;

  • se especializar;

  • se adaptar às mudanças do mercado;

  • ajustar e aprimorar suas habilidades e competências;

  • estar disposto a conhecer e utilizar as novas tecnologias.

Os profissionais de Recursos Humanos que recrutam trabalhadores, sabem que o mercado está cheio de profissionais buscando vagas nas suas áreas. Sendo verdade também que uma pequena parcela está disposta a continuar estudando e renovando suas competências. Esta pequena parcela é que se destaca dos demais.

O profissional que mantém autonomia sobre sua carreira, é claro que vai ter índices mais altos de empregabilidade, além de conquistar melhores oportunidades.

O que sustenta a empregabilidade?

Para que os profissionais se mantenham empregados é preciso  buscar aperfeiçoamento cada vez mais e se destacar  dentro de suas áreas, sendo necessário atender alguns fatores. São eles:

Competência na profissão que exerce

O profissional precisa sempre se atualizar na área em que atua, mas isso não diz respeito somente às habilidades técnicas. Melhorar e se aprimorar nas questões comportamentais também é essencial em qualquer profissão.

É preciso investir nos estudos e em cursos, para desenvolver novas habilidades em todas as áreas, tanto técnicas quanto de relacionamentos, que hoje contam muito na hora de contratar e manter um colaborador.

Saúde Física e mental

Trabalhadores saudáveis, tanto física quanto mentalmente, exercem sua função com disposição. Isso tudo aumenta a sua produtividade, além de manter um bom relacionamento com os colegas.

Uma das formas de termos saúde física e mental, é poder contar com benefícios que permitam chegar neste nível de satisfação. Percebendo a importância de cuidar do corpo e da mente, é claro que os investimentos nestes benefícios trazem retornos interessantes para a empresa, pela satisfação que temos em desempenhar nossas funções.

Competências e habilidades

Uma das formas que aumentam a empregabilidade, é o profissional atualizado e que busca aprimorar suas habilidades. Mas também se destaca o que se comunica bem com a equipe, está bem informado sobre as tendências de mercado na sua área e em conhecimentos gerais, do que está acontecendo no mundo. Este logo irá se tornar um profissional disputado.

Quem tem este perfil, é o mais procurado pelas empresas e os gestores entendem que vale a pena investir e incentivar seus colaboradores  a constantemente se atualizarem.

Idoneidade

Ser honesto e servir os propósitos da empresa, é um perfil bastante requisitado no mundo dos negócios. O profissional que tem esta qualidade, tem mais espaço no trabalho, sendo propenso a seguir carreira e buscar os melhores cargos.

Nosso histórico em locais em que trabalhamos faz parte do nosso currículo, e nossos futuros empregadores se valem dele para conhecer nossa reputação no mercado de trabalho. Profissionais que têm a imagem comprometida anteriormente, ou que têm histórico negativo, dizem muito sobre sua personalidade e comportamento.

Já os profissionais que transmitem confiança, são os que as empresas buscam e querem ver trabalhando, crescendo e evoluindo juntos.

 

Conclusão

Neste conteúdo identificamos que empregabilidade não é somente estar trabalhando e permanecer por mais tempo na mesma empresa. Mas sim, através de conhecimento e habilidades comportamentais, conquistar os melhores cargos e salários na área. Em um próximo material continuaremos falando sobre o tema empregabilidade e quais as qualidade aplicáveis. Não perca!
Gostou deste conteúdo? Continue visitando nosso blog e saiba mais sobre este e outros assuntos. Acesse nosso site e conheça os cursos ofertados pela UniCarioca.