Esperança de um futuro melhor

Por Celso Niskier

A recente pesquisa realizada pela empresa Educa Insight, e divulgada em parceria com a ABMES, demonstra uma realidade palpável: a grande maioria (78%) das instituições de educação superior fez a migração para as aulas remotas, em tempo recorde. Dos alunos entrevistados, 89% já estão utilizando as aulas “ao vivo”, com a participação engajada dos professores. E, dentre esses alunos, a avaliação é bem positiva (71%).

Esses são os dados principais da 2ª etapa da pesquisa “Coronavírus e educação superior: o que pensam os alunos”, apresentada em Seminário Virtual realizado pela ABMES, que contou com mais de 780 dispositivos conectados, via YouTube.

Um ponto da pesquisa chamou a atenção: parte dos estudantes já começa a sentir o impacto da perda de renda. Tendo isso em vista, as instituições já estão oferecendo condições especiais de pagamento. Os planos individualizados são os que têm mais aceitação pelos alunos. Atendimento a cada um, segundo sua necessidade. Essa é a melhor diretriz.

No cômputo geral, a pesquisa mostra um setor educacional versátil, dinâmico e inovador, capaz de se auto-gerir e de encontrar as melhores soluções para o enfrentamento das dificuldades trazidas pela pandemia.

A ampla maioria (91%) dos estudantes pesquisados quer continuar estudando, mostrando esperança em um futuro melhor, futuro esse que a educação superior de qualidade ajuda a construir.

Fonte: ABMES