Hora de fazer a diferença

Por Celso Niskier

No Brasil, costumamos relacionar a chegada do mês de setembro ao início da primavera que, neste ano, se dará no dia 23. Por uma grata (e florida) coincidência, este mesmo dia marcará a abertura da Semana da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, realizada anualmente pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) no âmbito da Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular.

A iniciativa consiste em uma grande celebração das capacidades de mobilização e de transformação social inerentes às instituições de educação superior (IES). Anualmente, centenas delas, de leste a oeste, de norte a sul, realizam milhares de atividades que movimentam a comunidade acadêmica em prol de populações menos favorecidas socioeconomicamente.

As ações acontecem ao longo de todo o ano letivo, mas uma mostra significativa é concentrada durante a Semana da Responsabilidade Social. Nesse período, as atividades se espalham por todo o país e ganham ainda mais visibilidade, contribuindo para maior participação da comunidade, bem como para a valorização de estudantes, professores, gestores educacionais e técnicos que se dedicam ao projeto de forma voluntária.

Ao longo de 14 edições, quase 16 milhões de atendimentos foram realizados em diversas áreas, como atividades esportivas, conscientização ambiental, consultoria jurídica, orientação profissional, assistência à saúde, serviços de estética, atividades culturais, oficinas de informática e de fotografia.

Como, em geral, os alunos se envolvem em práticas relacionadas à sua formação acadêmica, além de proporcionarem momentos de alegria e esperança a milhares de pessoas, eles têm na Campanha a possibilidade de aplicar parte dos conhecimentos adquiridos em sala de aula e de terem implantada em suas mentes e corações a semente para o exercício de uma cidadania mais humana e colaborativa.

Com uma média de 700 IES participantes a cada ano, a Campanha da Responsabilidade Social está consolidada como a principal atividade do setor particular de educação superior voltada para as comunidades nas quais as instituições estão inseridas. Cientes da responsabilidade social intrínseca à missão de educar e motivadas pela possibilidade de formar não apenas profissionais, mas, cidadãos conscientes do seu papel na construção de uma nação menos desigual, instituições de todo o Brasil empenham cada vez mais esforços para fazerem a diferença.

É com esse espírito que em 2019 centenas de instituições particulares de educação superior, mais uma vez, se apresentarão diante da população brasileira durante a Semana da Responsabilidade Social. Entre os dias 23 e 28 de setembro, a festa da conscientização, da capacitação e da promoção do bem-estar tomará conta de parques, praças, campi e outros espaços de convivência comunitária.

Tamanha mobilização não seria possível sem a dimensão e a capilaridade alcançada pelas instituições particulares de educação superior. Além disso, ela reforça a relevância do setor não apenas para o processo educacional, mas também enquanto agente estratégico na floração de um país mais justo social e economicamente, inclusivo e sustentável. Setembro chegou. Que venham a primavera e a Semana da Responsabilidade Social!

_____________________________________________________________
Celso Niskier é  Diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e Reitor do Centro Universitário UniCarioca