Segunda carreira: como se planejar para essa mudança?
Já pensou em mudar de profissão ou se especializar em uma área diferente?
Trilhar uma nova carreira é um desafio, exige planejamento e motivação, mas é um investimento, caso você esteja insatisfeito com a sua profissão atual.
Diversos são os motivos que levam uma pessoa a buscar uma nova carreira. Alguns deles são a insatisfação pessoal, a instabilidade econômica, crises financeiras e de mercado e a necessidade de ampliar o currículo.
Mudar é um processo natural e muitas vezes importante para que o profissional se mantenha atualizado. No entanto, independente da motivação, essa mudança exige organização, afinal é uma decisão muito importante.
Veja algumas dicas para quem está pensando em traçar uma nova carreira:
- Não aja por impulso
- Não baseie sua decisão somente em dificuldades pessoais, modismos ou a ambição por um salário mais alto
- Faça uma análise sobre sua trajetória profissional
- Pesquise bastante a nova área e a demanda de mercado
- Procure conversar com quem já passou pela experiência de mudar de carreira
- Analise criticamente suas habilidades
- Faça cursos da nova área e frequente eventos para se familiarizar
- Se organize financeiramente
Hoje em dia, o profissional não está mais fadado a exercer apenas uma única função ou seguir determinada carreira para toda vida. As empresas têm mudado sua postura e os recrutadores estão buscando a valorização da diversidade das formações.
Os cursos de pós-graduação, com as diversas especializações e MBAs, são uma opção para quem busca uma mudança. Eles possibilitam que o profissional possa se aprofundar em uma área ou investir em outra, mudando seu foco de estudo e assim, mudando seu posicionamento dentro do mercado de trabalho.