Mais um ano de muito trabalho e união pela educação brasileira

Por Celso Niskier,

Faltando menos de duas semanas para o encerramento de 2023, é chegada a hora de fazer o tradicional balanço dos avanços, das dificuldades e dos aprendizados conquistados ao longo desse período que marca mais uma volta da Terra ao redor do nosso astro-rei. E quanta coisa boa e importante aconteceu neste ano!

Mantendo seu compromisso de trabalhar arduamente pelo fortalecimento do setor privado de educação superior e pela democratização do acesso à graduação em nosso país, a ABMES chega ao final de 2023 com importantes avanços a serem celebrados tanto na esfera institucional quanto no que se refere à sua representatividade junto aos órgãos reguladores e à sociedade brasileira.

No que se refere à inovação, lançamos a SofIA, assistente virtual que utiliza a inteligência artificial para esclarecer, de forma rápido e fácil, as dúvidas das mantenedoras associadas sobre os mais diversos aspectos relacionados aos universos da regulação, supervisão e avaliação da educação superior no nosso país.

Em outra frente, por meio da parceria sempre especial com a EDUX21 e a nossa querida Iara de Xavier, lançamos o Prêmio Fernando Braga – Sustentabilidade Ambiental na Educação Superior. No ano mais quente da nossa história, e no qual as catástrofes climáticas foram potencializadas em quantidade e em intensidade, a iniciativa jogou luz sobre a responsabilidade de todos os seres humanos, incluindo a comunidade acadêmica, na construção de um planeta mais sustentável e promissor para as gerações de hoje e de amanhã.

Sem descuidar do que é tradição, em 2023 a ABMES promoveu 6 seminários híbridos e 10 virtuais, que totalizaram 29,5 mil visualizações únicas no ABMES Play. Focada na missão de representar os legítimos interesses do setor particular de educação superior, a Associação participou de mais de uma centena de reuniões com representantes de órgãos do governo. Esses encontros foram pautados pelas deliberações das 18 reuniões de diretoria e associados realizadas ao longo do ano.

O ano que em breve se encerra contou, ainda, com uma série de outras atividades, como a promoção do CBESP, as celebrações pelos 41 anos da instituição, a realização de grupos de trabalho em parceria com organizações como a MetaRedX, e a outorga da Ordem do Mérito ABMES da Educação Superior às ilustres Maria Izolda Cela, secretária executiva do Ministério da Educação; Eda Coutinho de Souza, fundadora e mantenedora do Centro Universitário IESB; e ao nosso ilustre parceiro Luiz Roberto Liza Curi, presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Na esfera política, trabalhamos incansavelmente na defesa de pautas como a expansão, qualidade, avaliação e regulação do setor privado; o ciclo avaliativo trienal; a regulamentação da oferta de cursos na modalidade a distância; a melhoria da formação inicial docente; o desenvolvimento de um financiamento estudantil sustentável e inclusivo, entre outras.

Há que se destacar conquistas significativas alcançadas por meio do trabalho incansável em parceria com as entidades do agora fórum Brasil Educação, como a garantia de uma Reforma Tributária justa para o setor; a inclusão do ProUni no texto constitucional; e o estabelecimento do limite de 27,5% para a participação das instituições no Fundo Garantidor do Fundo de Financiamento Estudantil (FG-Fies). Além disso, a ABMES garantiu a retomada de 10% das vagas de medicina que haviam sido cortadas do cálculo do ProUni. Todo esse esforço resultou naquilo que é o maior reconhecimento que uma entidade representativa pode almejar: ter a sua base de associados ampliada.

Nada disso, assim como as pesquisas, os números recordes das redes sociais, a grande visibilidade nos meios de comunicação e tudo o mais que não dá para citar neste curto artigo, teria sido possível se não fosse o empenho e a dedicação de um grande número de pessoas que acreditam na força da educação para a construção de um país mais justo e desenvolvido, e na ABMES como instrumento relevante para fazer essa engrenagem funcionar.

Assim, agradeço imensamente a cada um dos membros da diretoria, em especial os vice-presidentes Débora Guerra, Janguiê Diniz e Daniel Castanho; aos associados; aos conselhos e ao colegiado da presidência; aos parceiros; aos consultores; e à sempre aguerrida e comprometida equipe que, diariamente, constrói a ABMES sob a batuta dos incansáveis Andrei Candiota e Bruno Coimbra.

Nesse apagar das luzes de 2023, deixo meu sincero agradecimento por mais um ano em que caminhamos juntos. É verdade que não conquistamos ainda todas as vitórias que almejamos, mas neste ano demos passos largos em direção ao futuro mais promissor no qual acreditamos e pelo qual trabalhamos. Que em 2024 sigamos unidos nessa trajetória em prol desse bem inestimável que é a educação. Feliz ano novo para todos.

Fonte: ABMES