Mestrado Profissional da UniCarioca disponibiliza novo edital para 15ª turma

Está disponível o edital de vagas remanescentes (10 vagas) para a 15ª turma do Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação do Centro Universitário UniCarioca. As inscrições vão até 25 de janeiro, pelo site da instituição e não há taxa de inscrição. A nova turma tem início em 03 de fevereiro de 2024.

Seguindo uma metodologia científica e fundamentado em bases teóricas, o Mestrado Profissional da UniCarioca trabalha de forma individualizada os problemas práticos e reais do ambiente profissional do aluno.

A formação é voltada tanto para educadores, empreendedores, profissionais e egressos das áreas de Educação ou Humanas, quanto para a área de Tecnologia – desenvolvedores de sistemas educacionais ou de jogos (aplicativos e outras soluções, por exemplo) – ou profissionais de outras áreas do conhecimento com interesse em Novas Tecnologias Digitais com foco na Educação.

As linhas de pesquisa concentram-se em “Desenvolvimento, Estratégias de Uso e Avaliação de Tecnologias Digitais na Educação Formal” e “Desenvolvimento, Estratégias de Uso e Avaliação de Tecnologias Digitais na Educação Não Formal”.

Demais informações sobre a estrutura, corpo docente e também sobre o processo seletivo do Mestrado estão disponíveis no Edital.

Sobre o curso

Baseado em um contexto científico e teórico reforçado, o Mestrado em Novas Tecnologias Digitais na Educação está concentrado em problemas práticos do ambiente profissional do aluno, e não apenas em problemas teóricos; assim, busca pensar soluções práticas e significativas para os problemas identificados. Possui o mesmo valor que o Mestrado Acadêmico.

As aulas ocorrem aos sábados, das 8h às 17h, e o curso pode ser concluído entre 18 e 24 meses a partir da data de início. Ao longo do Mestrado, os alunos desenvolvem centenas de ações dentro e fora de sala de aula, como os cursos de capacitação pedagógica oferecidos gratuitamente à professores da rede pública, por exemplo. Até hoje, o programa já impactou e certificou mais de 450 docentes.

Colhendo frutos

Em divulgação recente pelo Instituto Fundação João Goulart, entre os 100 servidores selecionados no Programa Líderes Cariocas, quatro deles – inclusive o primeiro colocado – são egressos do Mestrado UniCarioca. O processo seletivo do programa teve como foco a aplicação de um novo modelo de seleção, baseado nas competências essenciais de gestão da Matriz de Competências do Gestor Carioca.

Segundo o Prof. Dr. Antônio Carlos de Abreu Mól, coordenador Núcleo de Pesquisa e Inovação da UniCarioca (NUPI), esta é uma das melhores provas de que o Mestrado Profissional capacita acadêmica e profissionalmente, em termos de mercado de trabalho.

“As tecnologias digitais estão revolucionando todas as áreas do conhecimento e, na Educação, isso não é diferente. Sendo assim, é imprescindível que um gestor da área educacional possua uma formação que o ajude a explorar todo potencial das tecnologias digitais, assim como incentivar seus colaboradores para que se capacitem para usá-las, de modo a desenvolver metodologias inovadoras e atrativas de ensino-aprendizagem. Neste contexto o mestrado atende tanto o lado do gestor, quanto do professor”, explica Mól.