Mais Lidas

Acontece

Notícias

Muita calma nessa hora

Por Celso Niskier

As duas últimas semanas têm sido carregadas de tensão. Com o avanço da pandemia mundial do novo coronavírus, todo o noticiário tem-se voltado para as precauções necessárias nesse momento tão crítico da nossa história.

Com a iminência das restrições de movimentação, provocadas pela recomendação oficial de distanciamento social, muitas pessoas se veem confinadas às suas residências, durante um prazo ainda incerto.

Por que não aproveitar esse momento de restrição e investir mais no autoconhecimento? Que tal usar esses momentos para reflexão, meditação, leituras e um bom diálogo familiar, muitas vezes esquecido no turbilhão da vida moderna?

Há vários aplicativos com diversas técnicas de meditação e desenvolvimento social, que podem ser aprendidas e praticadas em casa, a exemplo do 5’ Minutos, Eu medito; Calm; Headspace; Insight Timer; Lojong; Medite.se; Meditopia; Smiling Mind; Zen, e tantos outros.

As leituras também podem ser colocadas em dia, e há inúmeras referências interessantes na internet (veja dica) sobre os principais clássicos da literatura mundial, para esse momento de intimismo e reflexão. Confira também sites em que é possível baixar livros e ler online, tudo de graça.

Ou, então, podemos aproveitar a ampla disponibilização de cursos online para investir na melhoria da qualificação, no aprimoramento e na aquisição de novos conhecimentos.

Um exemplo é a plataforma de cursos online do Instituto Êxito de Empreendedorismo, na qual são listadas mais de 300 opções de cursos gratuitos nas mais diversas áreas ligadas à atividade empreendedora.

Vamos usar esse tempo disponível para melhorarmos como pessoas, como profissionais e, principalmente, como seres humanos, percebendo o quão conectados somos e o quanto a sobrevivência da humanidade depende de cada um e de todos nós. Essa sim uma verdadeira lição de humildade que a crise inesperada nos traz à reflexão.

 

Fonte: ABMES