O Mundo Volátil | UniCarioca | Centro Universitário Carioca

Unicarioca
Digital

Vestibular 2020

Dê o próximo passo
na sua vida!

Quero me inscrever

Receba + info

Ver mais
Nós te ligamos

Acontece
Notícias

Artigos

O Mundo Volátil

01/06/20

Por Celso Niskier

Debater os desafios e as oportunidades da educação superior nunca foi tão necessário. Temos passado por grandes transformações mundiais, mas este é um momento ímpar: e pandemia do novo coronavírus acelerou processos e colocou em evidência necessidades que há muito vinham sendo negligenciadas na área educacional.

As reflexões sobre os rumos da educação e a necessária ruptura das estruturas curriculares sustentadas em bases tradicionais se tornaram ainda mais urgentes. Por isso, sempre atenta aos temas de grande relevância e com o objetivo de fornecer subsídios a instituições de ensino superior e pesquisadores da área, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) dedica a 44ª edição da Revista Estudos a apresentar os insumos necessários à construção de currículos inovadores, alinhados aos desafios da sociedade contemporânea e às exigências do mercado de trabalho em acelerada transformação.

Este rico trabalho foi desenvolvido pela qualificada equipe de consultores e especialistas educacionais constituída por Francislene Hasmann, Gilberto Garcia, Iara de Xavier, Maximilano Damas, Patrícia Vilas Boas, Paulo Chanan e Sólon Caldas. Além da problematização dos atuais modelos de organização curricular e a necessidade de adequação à formação humana e profissional para atuar numa sociedade complexa, tecnológica e competitiva, é apresentado o contexto de transição regulatória da educação superior, com ênfase na possibilidade da autorregularão do setor privado, discutindo as implicações nas instituições de ensino superior (IES) e nos currículos de graduação.

Os autores trazem um olhar sobre o novo ensinar, o novo aprender e como as IES podem continuar relevantes num “Mundo VUCA” (Volatility – Volatilidade; Uncertainty – Incerteza; Complexity – Complexidade; e Ambiguity – Ambiguidade), onde os Big Datas parecem deter todo o conhecimento que a humanidade precisa. O estudo aborda os novos papéis dos estudantes, dos professores e dos gestores da educação, bem como o papel de todos nós, os seres humanos, de modo a continuarmos relevantes por meio das habilidades que nos diferem dos algoritmos e dos aprendizados de máquina.

Esta é mais uma publicação da ABMES Editora, que ao longo de quase quatro décadas já publicou cerca de 300 volumes, um verdadeiro legado da educação brasileira, sendo referência na produção intelectual, disseminação do conhecimento e fonte de pesquisa no meio acadêmico. Outros títulos também podem ser acessados na íntegra pelo site www.abmes.org.br.

Fonte: ABMES