Mais Lidas

Acontece

Notícias

O Rio de Janeiro continua lindo

Por Celso Niskier 

Embalada pela vista privilegiada da Baía de Guanabara, a última edição do projeto ABMES Regional aconteceu no Rio de Janeiro/RJ, em parceria com o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro (Semerj). A atividade reuniu mais de 140 representantes de mantenedoras de todo o estado. Na pauta, um dos temas que mais tem mobilizado o setor nos últimos meses: diploma digital.

Reunir em um mesmo espaço representantes do Ministério da Educação (MEC) e especialistas em avaliação e em tecnologia da informação garantiu uma abordagem ampla ao debate, favorecendo o esclarecimento de dúvidas e o encaminhamento para a tomada de decisões por parte das mantenedoras presentes.

O anúncio em primeira mão da realização de pesquisa sobre a nota técnica que detalhará o processo de emissão e registro do diploma digital foi um dos pontos altos do encontro. Ali, mais uma vez o órgão se mostrou aberto a dialogar com o setor no sentido de construir soluções conjuntas para os entraves técnicos e legais que ainda funcionam como contrapeso no desenvolvimento da educação superior no Brasil.

O especialista em avaliação da educação superior, Paulo Chanan, desmistificou pontos como o de que o diploma digital demanda alto custo operacional. Já o professor de Segurança da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Jean Martina, contou como a universidade desenvolveu seu próprio sistema e entregou os primeiros documentos no novo formato em março deste ano.

O ABMES Regional, edição Rio de Janeiro, contou ainda com o atendimento in locoda Secretaria de Regulação e Supervisão do Ministério da Educação (Seres/MEC); com a apresentação do programa Finep Educação; e com a apresentação de dados que contextualizam a educação superior no estado.

Na esfera pessoal, levar a ABMES Regional ao Rio teve um sabor especial. Além de ter sido o primeiro evento realizado como diretor presidente da Associação, foi na minha casa, onde há 30 anos atuo na esfera educacional, seja no âmbito da instituição que dirijo, seja no contexto do Conselho Estadual de Educação, o qual tive a honra de integrar por 12 anos.

É grande a satisfação de ver o setor particular de educação superior unificado em torno de agendas propositivas. Em uma sala na qual, em maior ou menor escala, todos competem, o que o ABMES Regional mostra é a disposição para uma atuação conjunta. Só resta concluir que as paisagens inigualáveis da Cidade Maravilhosa serviram como fonte de inspiração, mas o que determinou o sucesso do evento foram o interesse e o comprometimento de cada instituição de educação superior ali presente.

______________________________________________

Celso Niskier é  Diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e Reitor do Centro Universitário UniCarioca

Fonte