Mais Lidas

Acontece

Notícias

Os desafios de 2020

Por Celso Niskier

Especialistas e internautas do Brasil e de todo o mundo ainda não chegaram a um consenso se o ano de 2020 é o começo ou o fim de uma nova década. Fato é que o ano já começou e com ele renovamos nossas expectativas por um ciclo mais promissor para o país, sobretudo para o setor particular de educação superior, que vislumbra uma série de desafios e demandas pela frente.

Um dos principais pontos de atenção, e também o mais iminente, diz respeito ao aprimoramento da regulação do mercado de educação superior brasileiro. O tema tem crescido e ganhado cada vez mais espaço na agenda do governo, inclusive com perspectiva de implementação de modelos de autorregulação, a exemplo do que ocorre em outros países, onde o próprio setor de educação, juntamente com os órgãos governamentais competentes, é responsável pela supervisão e fiscalização do setor.

Outro tema precioso para o nosso segmento diz respeito ao resgate das políticas públicas de financiamento estudantil. A principal delas, o Fies, precisa retomar o seu caráter social, facilitando o acesso ao crédito e diminuindo as regras que inviabilizaram o programa, nos moldes atuais. Sem essas alterações, dificilmente o país conseguirá retomar o crescimento da procura pelo ensino superior, atingindo os níveis comparáveis aos países vizinhos.

Focando nos nossos desafios internos, em 2020 daremos continuidade ao programa de internacionalização das IES brasileiras, com o avanço de parcerias com instituições internacionais de renome, à exemplo da cooperação que firmamos em 2019 com diversas IES chinesas, fruto da 3ª Delegação ABMES Internacional, que ocorreu no mês de outubro. Este ano, iremos ao Japão, um dos países mais desenvolvidos do mundo, inclusive no campo científico e acadêmico.

Também continuaremos firmes do propósito de promover a transformação digital da associação, com a implementação da ABMES 4.0. Para isso, atuaremos em várias frentes, incluindo a realização de seminários e cursos voltados aos nossos associados, com a presença de especialistas de áreas estratégicas para o desenvolvimento tecnológico do setor particular de educação superior do país.

Com a Microsoft, nos tornamos parceiros do projeto AcademIA, voltado à capacitação gratuita em Inteligência Artificial para estudantes e profissionais já inseridos no mercado. O projeto prevê ainda a instalação de um laboratório de inovação e criatividade em nossa sede, o LInC Lab, previsto para ser inaugurado ainda no mês de fevereiro.

Esse é apenas um brevíssimo resumo do que vem pela frente. Como podem perceber, estamos trabalhando firmes para fortalecer ainda mais o ensino superior privado brasileiro, que, apesar das dificuldades políticas e econômicas pelas quais vem passando o nosso país, ainda assim o setor tem registrado um crescimento virtuoso, aumentado cada vez mais sua participação na formação dos nossos jovens. Ao longo de 2020, ainda teremos muitas novidades. Vamos juntos!

Fonte: ABMES