Por uma ABMES mais inclusiva, propositiva e inovadora

Por Celso Niskier

No último dia 7 de maio tomou posse a nova diretoria da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), que será responsável por gerir a entidade pelos próximos três anos e a qual tenho a honra de presidir.
Assumir a missão de encabeçar essa gestão é motivo de muita alegria, mas também de profunda consciência da responsabilidade que é zelar por uma história de 37 anos, fundamentada na atitude visionária daqueles que iniciaram a caminhada e também daqueles que me precederam no cargo que ora ocupo.

Temos consciência de que os desafios a serem enfrentados não são poucos, tampouco simples. Por exemplo, o ápice da crise econômica que assolou o país nos últimos anos já se dissipou, mas seus impactos ainda serão sentidos por algum tempo.

Além disso, estamos diante de um novo governo com pouco mais de quatro meses de atuação e que, como sabemos, ainda não conseguiu afinar a agenda do Ministério da Educação. Contudo, trata-se de uma gestão que está disposta a dialogar com o setor e com a qual, certamente, estabeleceremos uma relação de confiança focada na construção conjunta de políticas públicas voltadas para o fortalecimento da educação superior no Brasil.
O excesso de regulação e a imagem negativa que a sociedade ainda tem da educação a distância e também do setor particular de ensino superior são outros pontos sobre os quais a Gestão 2019-2022 vai empenhar valorosos esforços. É preciso que todos compreendam e internalizem o fato de que a educação superior no Brasil é particular e está fortemente comprometida com preceitos como eficiência, eficácia, ética e qualidade.

Nesse sentido, as ações da Gestão 2019-2022 serão pautadas, sobretudo, na união, na representatividade e no fortalecimento do setor particular de educação superior. A partir do lema “Uma ABMES de todos e para todos”, queremos ofertar aos nossos associados uma entidade mais acolhedora, inclusiva, diversa, propositiva, vibrante, inovadora e sustentável.

Além disso, em tempos de tecnologia e educação disruptivas, voltaremos nossa atenção também para o que está sendo desenhado em termos de novas formas de ensinar, de comunicar, mas, sobretudo, de ouvir e nos fazermos ouvidos.

Trabalharemos para fortalecer a interação da ABMES com as novas tecnologias e os novos espaços de diálogo. Vamos buscar linguagens e formatos atraentes, dinâmicos e modernos capazes de despertar o interesse do setor para aspectos relevantes que povoam nosso cotidiano. Vamos preparar a Associação para uma nova era, a Era Digital. Para isso, vamos em busca da ABMES 4.0, ou seja, uma entidade ainda mais conectada e preparada para seus próximos 40 anos.

Suceder Janguiê Diniz na missão de conduzir a ABMES nos seus próximos passos é uma missão que muito me honra, mas que também consiste em um grande desafio. Nos últimos três anos tive a oportunidade de integrar o quadro de vice-presidentes da ABMES e, assim, estar ainda mais próximo a ele. Empreendedor e líder nato, Janguiê é dotado de grande sagacidade, o que o permitiu imprimir mais assertividade; maior capacidade de influenciar e renovar; e mais visibilidade à Associação.

E é confiante no aprendizado adquirido ao longo do último triênio, associado à minha trajetória de vida, que assumo a incumbência de dar continuidade ao trabalho desenvolvido até aqui pela ABMES. Tenho convicção de que ao final desta gestão estaremos diante de uma Associação ainda mais conectada com o contexto global e com as necessidades do setor.

Porém, tudo isso somente será possível porque junto a mim tem um grupo valoroso de pessoas que aceitaram o desafio de honrar a história ao tempo em que construímos o futuro da nossa Associação. Cada membro da diretoria, dentro das suas atribuições, será fundamental para que possamos trazer novos olhares, novos encaminhamentos e superar qualquer obstáculo que venha a irromper nos próximos anos.

Reforço que nosso objetivo é trabalhar de forma mais integrada às mantenedoras associadas, na perspectiva de uma ABMES de todos e para todos. Por isso, convido a todos para caminharmos juntos, de mãos dadas, na direção de uma ABMES forte, sustentável e representativa da educação superior de qualidade.

__________________________________________________________

Celso Niskier é  Diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e Reitor do Centro Universitário UniCarioca