Qual a diferença entre MBA e pós-graduação? Entenda aqui!

Você sabe qual é a diferença entre MBA e Pós-Graduação? Não? Então continue lendo esse artigo que a UniCarioca te explica!

Após terminar a faculdade há sempre a exigência do mercado por renovação, por isso se manter estudando é a melhor forma de se atualizar na sua profissão. Para isso existem algumas possibilidades, como fazer um MBA ou Pós-Graduação. Mas você sabe qual é a diferença dessas duas linhas de estudo?

Fato é, que muitas pessoas acreditam que o MBA e a pós graduação são a mesma coisa, mas as duas formações têm focos distintos.

Entretanto, é importante saber que todo MBA é uma Pós-Graduação, mas a Pós-Graduação não é um MBA. E que nem todo o MBA é superior a uma Pós. Ficou ainda mais confuso? Te explicamos melhor a seguir.

A importância de uma Pós-Graduação

Como falamos, se manter atualizado no mercado de trabalho é fundamental para obter melhores e mais vantajosas vagas de trabalho. Por isso, após concluir sua faculdade foque na melhoria da sua carreira.

A Pós-Graduação é o momento em que você pode focar no que você mais gostou durante a sua graduação. Aproveite para se especializar em alguma área específica dentro da sua formação, assim você ganhará mais notoriedade no mercado de trabalho, para evoluir com suas habilidades.

Assim chegará o momento de escolher se você vai optar em realizar uma Pós-Graduação, para especialização dentro de determinado assunto ou pelo MBA. Te contamos com detalhes a diferença entre esses dois termos.

A Pós-Graduação

A Pós-Graduação como seu nome sugere é o estudo que vem depois da graduação, podendo ser feito para quem possui o diploma da graduação. Ou seja, para todos que fizeram a graduação, seja ela voltada para a licenciatura, bacharelado ou tecnólogo.

Os cursos de Pós-Graduação se dividem em dois tipos: stricto sensu e lato sensu.

O lato sensu é uma especialização focada no desenvolvimento do profissional, para agregar conhecimentos de uma área específica, sendo voltado para as necessidades do mercado de trabalho.

Já o stricto sensu tem o foco no aspecto acadêmico, voltado para mestrados e doutorados. Essa é uma opção indicada para aqueles que desejam seguir a carreira acadêmica, seja na pesquisa ou como professor universitário.

Sendo assim, tanto a Pós-Graduação quanto o MBA são cursos de lato sensu, visto que possuem o foco nas necessidades do mercado de trabalho, levando em conta uma aprendizagem de conteúdos objetiva e aplicada.

Desta forma, Para ingressar na Pós-Graduação, o diploma de graduação é o principal requisito solicitado.

O que é MBA?

O Master of Business Administration (MBA), é um tipo de Pós-Graduação Lato Sensu, ou seja voltado para quem quer se especializar em determinado assunto, sendo ele totalmente focado no mercado de trabalho.

A diferença é que o foco principal do MBA é a área de negócios e gestão. Também é uma ótima opção de formação para pessoas que ocupam altos cargos dentro de uma empresa, e precisam atualizar os conhecimentos com foco no mercado.

Pós-Graduação ou MBA? O importante é se atualizar.

Em resumo, caso queira focar e aumentar seus conhecimentos em determinado assunto , para o mercado de trabalho, você poderá optar entre a Pós-Graduação ou o MBA, sendo que o MBA é ideal para pessoas que possuem foco em gestão e  negócios.

Já a pós é um super complemento dos seus estudos, e também no seu currículo. Procure um curso que tenha relação com sua graduação e tenha boa demanda de mercado.

Independente da sua decisão, qualquer tipo de ensino agrega novos conhecimentos, amplia a rede de contatos e desenvolve o profissional. Ou seja, não há uma formação melhor ou pior do que a outra, mas sim uma escolha que tem a ver com seu perfil e objetivos profissionais.

Agora que você conhece as diferenças entre mba e Pós-Graduação #PartiuEstudar? A UniCarioca possui cursos de graduação, Pós-Graduação e MBA  para você decolar na carreira. Conheça nossos cursos.