Uma história de garra e talento

Livro sobre a trajetória de 30 anos da UniCarioca é lançado em comemoração ao seu trigésimo aniversário

“A UniCarioca é uma obra coletiva de amor e solidariedade”, define o Professor Celso Niskier, reitor da UniCarioca, e responsável pela organização do livro “Uma história de garra e talento” , em conjunto com a jornalista Suzana Liskauskas.

O livro relata a trajetória de trinta anos da UniCarioca, centro universitário fundado na cidade do Rio de Janeiro, em 1990. A partir da carta-consulta original, que culminou na interrupção dos estudos de Doutoramento na Inglaterra de Celso Niskier e o retorno ao Brasil, para fundação da instituição, a narrativa reconstrói o passo a passo de crescimento da então Faculdade Carioca de Informática, até transformar-se na atual UniCarioca.

A história apresenta as iniciativas pioneiras, como a criação da primeira universidade virtual do Brasil, a Univir, passando pela consolidação do campus Rio Comprido e pela posterior expansão em novas unidades, culminando com a implantação das unidades do Méier.

A reforma dos currículos, a contratação de empresa de consultoria, a mudança na forma de gerir o empreendimento são alguns dos temas que evoluem na obra, que concluiu com a apresentação dos excelentes resultados obtidos nas avaliações do MEC.

Com prefácio do acadêmico e imortal da Academia Brasileira de Letras Arnaldo Niskier e apresentação do diretor-presidente do Grupo Folha Dirigida, o jornalista Adolfo Martins, trata-se de um livro marcante, no qual, a partir da história de garra e sucesso da UniCarioca, pode-se traçar um retrato importante da expansão da educação superior particular no Rio de Janeiro e no Brasil.

Você pode conferir essa história na íntegra na versão digital do livro.