Uma rede global pelo empreendedorismo

Por Celso Niskier,

Agora é oficial! A MetaRed X Brasil chegou para transformar as ações empreendedoras das instituições de educação superior (IES) brasileiras. Lançada na última terça-feira, 18 de abril, durante seminário promovido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), a MetaRed X Brasil consiste em uma rede colaborativa, promovida pelo Universia e o Santander Universidades, que reúne instituições de outros sete países da América Latina e Europa que atuam em prol do fortalecimento do empreendedorismo.

Durante o lançamento da rede brasileira, a coordenadora global de empreendedorismo da MetaRed X, Esperanza Lisón, destacou a gratuidade para as IES que desejarem participar da iniciativa e detalhou a forma como se dá a colaboração com outras redes e organizações internacionais, como a Unesco, a Secretaria Geral Ibero-Americana e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Além do Brasil, existem redes estabelecidas nos seguintes países: Espanha, Portugal, México, Argentina, Colômbia, Chile e Peru.

Por aqui, a iniciativa vai focar sua atuação no compartilhamento de boas práticas e casos de sucesso; na capacitação e no desenvolvimento de recursos humanos alinhados com a visão empreendedora; na colaboração internacional com as demais unidades do projeto, incluindo a participação e a elaboração de estudos. Para isso, foram criados, inicialmente, quatro grupos de trabalho compostos por representantes de IES de várias regiões do país: Direção de Unidade de Empreendedorismo; Capacitação e Formação; Ecossistemas de Empreendedorismo; e Indicadores de Empreendedorismo Universitário.

Podem participar da MetaRed X Brasil instituições de educação superior públicas e privadas, associadas ou não à ABMES, que tiverem interesse em promover o empreendedorismo no contexto universitário. Para isso, o primeiro passo é preencher o formulário disponível neste link. Vale reforçar que não há cobrança de qualquer quota ou taxa de filiação.

Para as instituições que já estão mais avançadas no agenda empreendedora, estão abertas as inscrições para o I Prêmio Internacional EMpreende MetaRed X, criado com o objetivo de promover a transferência de conhecimento através da divulgação de iniciativas empreendedoras e de reconhecer a importância das pessoas envolvidas. As inscrições vão até o dia 15 de maio.

O lançamento oficial da MetaRed X Brasil é a consolidação de um sonho que vinha sendo construído desde o ano passado, quando estreitamos o diálogo com a gestão global e passamos a desenvolver o que seria a versão brasileira da iniciativa. O apoio da ABMES e do Instituto Êxito de Empreendedorismo – que foi quem primeiro abrigou a ideia – foram fundamentais para que chegássemos à concretização deste momento, no qual estamos com uma rede nacional operando.

Para mim, será uma grande honra presidir a MetaRedX Brasil juntamente com o Max Damas – pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), que assumiu a função de secretário executivo. Aproveito para agradecer aos valorosos Anderson Daniel Vieira (UniCarioca); Graciele Cardoso Dutra (ABMES); Iara de Xavier (Universidade Corporativa ABMES e Edux21); Paulo Chanan (Ser Educacional); Vidal Martins (PUC-PR); e Wilson Rodrigues (FAC-SP) por terem aceitado iniciar essa jornada conosco coordenando os grupos de trabalho. E, de forma especial, agradeço ao Janguiê Diniz, presidente do Instituto Êxito, por ter abraçado essa causa tão relevante.

Faz algum tempo que temos insistido na relevância do empreendedorismo enquanto componente fundamental para uma educação transformadora. Agora, temos a oportunidade de potencializar a nossa voz e de compartilhar conhecimento e experiências com outras nações. Os desafios são inúmeros, assim como as expectativas. Mas o resultado disso tudo só pode ser muito positivo. Então, que comecem os trabalhos e que venham os resultados!