UniCarioca 30 anos: Uma História de Garra e Talento

Por Celso Niskier

Ao receber um telefonema de meu pai, Arnaldo, durante a fase final do meu doutoramento em computação no Imperial College, de Londres, uma decisão foi tomada. Soube por ele da existência de uma carta-consulta para uma nova instituição de ensino superior no Rio de Janeiro, e imediatamente foi reavivada minha paixão por educar e empreender.

Retornei mais cedo do doutorado, que só fui completar 20 anos depois, na UFRJ, e dei início a uma jornada que nesta semana completa 30 anos.

Da então Faculdade Carioca de Informática, pioneira na área nos idos de 1990, até o hoje bem-sucedido Centro Universitário UniCarioca, com mais de 12 mil alunos, uma história de garra e talento foi traçada. Contando com a colaboração de diversos professores talentosos e com a confiança dos 70 alunos que iniciaram comigo essa trajetória compondo as duas primeiras turmas do curso superior de tecnologia em processamento de dados, construímos um sonho transformado em três décadas de realidade.

A UniCarioca é o melhor Centro Universitário do Rio de Janeiro, por sete anos consecutivos, segundo as avaliações do Ministério da Educação. Temos também o melhor curso de EAD do Brasil, o nosso curso superior de marketing.

Essa jornada não foi traçada de forma solitária, mas de forma solidária.

Sou grato a todos os colaboradores que vieram junto comigo nesse período de construção, vivendo os altos e baixos naturais de qualquer empreendimento.

Aprendemos juntos que o sonho de uma instituição de educação superior acessível e de qualidade não é um sonho impossível. Ele é fruto de muita persistência, mas também de muita paciência, já que todos os investimentos em educação são de longo prazo.

A UniCarioca é um exemplo de instituição séria, inovadora e voltada para o bem-comum, tendo transformado a vida de mais de 20 mil alunos que por ela se formaram, e que estão em pleno desenvolvimento no mercado de trabalho.

Nesta semana de aniversário, compartilho com vocês o meu orgulho e a minha alegria por ter acreditado no Brasil, acreditado na educação e, principalmente, acreditado no desejo natural do ser humano de buscar uma vida melhor, através do conhecimento e das oportunidades que o ensino superior oferece.

Muito obrigado a todos aqueles que, junto comigo, ao longo desses 30 anos, tornaram esse sonho realidade.

Fonte: ABMES