UniCarioca e Band fazem parceria para saber o que pensam os cariocas

A UniCarioca e o Grupo Band firmaram parceria em um projeto de pesquisa para divulgar temas de interesse dos cariocas em todos os veículos do grupo de comunicação: Rádio BandNews, TV (Jornal do Rio) e jornal Metro. A cada 15 dias, alunos da instituição vão a campo entrevistar a população sobre assuntos cotidianos. A primeira pesquisa da parceria revelou o que os moradores da cidade pensam em relação à qualidade dos serviços prestados pelos transportes públicos no Rio. O resultado do levantamento foi noticiado na terça-feira, dia 26 de março.

O trabalho é coordenado pela professora Ana Cristina Lott, que montou e capacitou uma equipe com 30 alunos, para este primeiro projeto, dos cursos de administração e marketing, além de contar com um estatístico para fazer a análise dos dados.  “Inicialmente convidamos alunos que querem se tornar pesquisadores ou professores. Também levamos em conta a disponibilidade de tempo para participar do projeto em horário comercial. Mas, brevemente, vamos precisar expandir o convite a outros cursos”, conta Ana Cristina, que vem colecionando experiência na área de pesquisas desde 2015, quando iniciou seu mestrado.

Para capacitar os alunos/entrevistadores, houve um treinamento de quatro horas que aliou a parte teórica sobre o conhecimento científico e procedimentos metodológicos à prática. Em uma dinâmica simulando o processo de coleta de dados, principal atividade que realizam, os alunos desempenharam tanto o papel de entrevistador quanto o de entrevistado e encenaram todas as dificuldades que podem encontrar em campo. “A partir daí, criamos o nosso manual de boas práticas para coleta de dados, que será sempre atualizado de acordo com as considerações dos alunos”, conta Ana Cristina.

Os temas das pesquisas são definidos em conjunto entre a UniCarioca e a equipe de jornalismo da Band. Em seguida, é elaborado um questionário com perguntas que atendam aos objetivos estabelecidos. Antes de os entrevistadores irem a campo, é aplicado um pré-teste para verificar a necessidade de ajustes. Com toda a checagem feita, é hora de organizar a logística para a pesquisa de campo, como definir os locais das abordagens. “Vamos ao encontro do nosso público-alvo. Nesta primeira pesquisa estivemos na região central e na Zona Norte do Rio. Ficamos ao lado de ponto de ônibus, de estação de trem, metrô, VLT e barcas”, explica Ana Cristina. Depois que os dados são analisados e tabulados, é enviado à Band o relatório técnico com todos os resultados e conclusões.

A experiência está sendo bastante positiva para os alunos. Além da oportunidade de aprendizagem, é uma iniciação na área científica para aqueles que quiserem, no futuro, elaborar artigos para apresentar o tema pesquisado em congressos ou em revistas especializadas da área. “Sem falar que são experiências profissionais que eles podem colocar no currículo, valorizando-os no mercado”, diz Ana Cristina, lembrando, também, que as horas dedicadas ao projeto valem como atividades complementares para o curso do aluno.

“A UniCarioca tem uma felicidade imensa em participar desse projeto, identificando os anseios do cidadão carioca e ajudando em apontar caminhos para o pleno desenvolvimento de nossa cidade”, diz Max Damas, pró-reitor acadêmico.