Mais Lidas

Acontece

Notícias

Vai fazer a segunda Graduação? Saiba como escolher o melhor curso

Logo após se formar ou com mais tempo de carreira, você decide fazer uma segunda graduação, e não sabe como escolher a melhor área para seguir? A gente te orienta!

Com o mundo cada vez mais competitivo no mercado de trabalho, onde quem tem o conhecimento ampliado é que tem as melhores chances, muitas pessoas estão buscando por melhores oportunidades fazendo uma segunda graduação.É cada vez mais comum que as pessoas sigam uma ou duas carreiras durante a vida profissional, ou mudem de área de atuação no decorrer da caminhada.

Assim como o mercado é versátil, nós também somos e a evolução é importante. Estas mudanças podem ocorrer por exigência do mercado, pela ânsia de novos conhecimentos ou por satisfação ou insatisfação pessoal mesmo. No decorrer da jornada, descobriu que precisa fazer um curso em outra área: por que não mudar?

Independente de quais sejam seus objetivos, uma segunda graduação pode ser uma ótima pedida. Esta nova oportunidade pode te ajudar a redirecionar a rota e fazer aquilo que você realmente quer..

Neste conteúdo, vamos dar dicas importantes para você escolher um novo curso, entender quais as profissões do futuro, ou qual é a sua aptidão, ou seu dom e o que te realiza como pessoa e como profissional.

Fique atento a escolha da segunda graduação

Já que você está decidido a cursar mais uma graduação, é interessante observar uma área que está em expansão e que seja capaz de gerar grandes oportunidades no futuro.Então, a primeira dica é que você opte por uma graduação que esteja alinhada com o seu pensamento e ao mesmo tempo que seja uma profissão que está em alta no Brasil e no mundo.

Antes de encarar um vestibular ou processo seletivo para a universidade, é necessário que você busque e registre as tendências do mercado de trabalho.Com a evolução do mundo, as carreiras profissionais estão passando por reformulações. O que antes era garantido ter sucesso na vida, hoje já não há esta certeza.
O que há alguns anos era uma carreira fracassada, hoje está em alta e entre as mais remuneradas. Então, tudo isso precisa passar por uma avaliação criteriosa e fazer valer a pena.

Uma dica bem importante, é que todas as carreiras ligadas a tecnologia, assim como as ligadas à saúde estão em alta. São duas áreas distintas mas que são bem valorizadas no mercado. A tecnologia está inserida em tudo, na vida das pessoas, no trabalho, no lazer e em todas as atividades. Já a saúde, é algo que estamos correndo atrás a todo momento. Viver com saúde, envelhecer com saúde e qualidade de vida.

Teste vocacional ainda é importante

Se você se vê frustrado com a profissão que se formou, percebe que não te faz feliz mas ainda assim não sabe ou não tem claro em qual carreira deveria investir seus esforços, o teste vocacional ainda é uma saída.

É claro que você não deve escolher um curso somente com as respostas do teste vocacional. Porém, é a hora de comparar com a lista das profissões do futuro e as suas habilidades profissionais.Se você realmente está em dúvida, responda algumas destas perguntas antes de continuar esta busca.

  • Você conhece todas as áreas próximas e possíveis que você possa atuar com a sua atual profissão?
  • ​Qual a sua principal motivação para investir em uma nova faculdade?
  • Você teve alguma experiência ruim que te fez desanimar ou te colocou em dúvida se está realmente no caminho certo?

Estas respostas ajudarão a te dar um norte na sua decisão.

Embase sua decisão observando alguns fatores

Existe uma série de fatores capazes de influenciar na sua decisão na hora de escolher a segunda faculdade.Observe cada dia e no final coloque na balança.

Universidade

A instituição que você escolher para fazer o seu curso superior, é muito importante na sua escolha. Ela diz muito sobre os recursos que você terá acesso para sua formação acadêmica. Opte pela que puder te oferecer teoria e prática.

Se uma universidade não tem estrutura suficiente para atender as demandas dos alunos, já é o primeiro indício que esta faculdade deve sair da sua lista.

Laboratórios, salas de aula, professores habilitados e disponíveis, bibliotecas, entre outras, são essenciais para sua formação. No caso do ensino a distância, é importante que a universidade ofereça uma plataforma competente e intuitiva para que os estudantes possam fazer as aulas online.

Gastos e disponibilidade

Todo estudo é um investimento, mas é preciso ter um fundo que banque esse investimento.
Como você decidiu fazer a segunda graduação é preciso que você se organize financeiramente para custear esses gastos. E não falamos aqui só das mensalidades, mas também do material, locomoção e todos os custos que uma faculdade tem e você como já fez uma também sabe.

Pense que, dependendo da sua condição financeira, será preciso abrir mão de algumas coisas. Uma viagem em família, um passeio, um presente que você costuma se dar ou dar para alguém, por exemplo, são alguns itens que podem estar sujeitos a não acontecerem com tanta frequência.

Uma boa opção para você conseguir trabalhar e estudar, é optar pelos cursos EAD, ou os que são ministrados à noite. Vai aqui uma dica: aqui na UniCarioca, nós temos vários cursos que são ofertados tanto na modalidade on-line quanto à noite. Você pode conhecer todos os nossos cursos clicando aqui.

Tempo de curso

A partir do momento que você decidiu pela nova graduação, o tempo de duração do curso é algo a ser considerado. Porque quanto mais cedo você tiver o segundo diploma, mais cedo você conseguirá mudar os rumos da sua vida profissional.

Neste aspecto, os cursos técnicos têm menor duração que os bacharelados, pois têm um foco mais específico. Enquanto o bacharelado tem o tempo de até cinco anos de estudos, o tecnólogo termina com a metade do tempo.

Mas esta opção depende dos seus objetivos. Pensando que dependendo do curso, você ainda pode fazer o aproveitamento de algumas matérias da primeira graduação, reduzindo o tempo de faculdade e os custos.

O conhecimento é algo só seu!

Como diz o ditado “o estudo é a única coisa que não nos pode ser tirado”, buscar conhecimento e investir em uma segunda graduação, independente do motivo, é sempre muito importante.

Pesquise pelo curso, faça perguntas e busque respostas, com pessoas ou profissionais experientes.

Ao mesmo tempo, encontre uma universidade que preencha todos os requisitos que você busca, conheça, se informe, fale com antigos alunos, avalie a nota do MEC da instituição de ensino, entre outras boas práticas.

A UniCarioca é um Centro Universitário com mais de 30 anos de mercado, uma grande diversidade de cursos em várias áreas, corpo docente com excelência, laboratórios e estrutura ampla com tudo o que você precisa para sair preparado para o mercado de trabalho.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre cada uma das áreas! E continue acompanhando o nosso blog, com dicas de carreiras promissoras para o seu futuro.

Então #BoraEstudar?