Mais Lidas

Acontece

Notícias

Vamos falar sobre o futuro da educação e do trabalho?

Por Celso Niskier

O próximo Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP), promovido pelo Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, trará como tema principal o empreendedorismo e a educação superior. Foi com muita alegria que confirmamos a presença, para ser o palestrante principal, do físico Marcelo Gleiser, único brasileiro até hoje a ser premiado com o prêmio Templeton, considerado o Nobel da ciência e da espiritualidade.

Marcelo irá debater com os congressistas o futuro da educação e do trabalho em tempos de tecnologias disruptivas, que estão mudando a maneira de viver e de fazer negócios no mundo atual.

Para ele, mais importante do que o diploma, é a pessoa. Ele valoriza a formação ampla e crítica de seres humanos capazes de pensar racionalmente, e de tomar decisões em um mundo incerto e volátil.

Nós, educadores, estamos antenados para essas transformações, e iremos discutir no próximo CBESP como introduzir as chamadas habilidades socioemocionais nos currículos da graduação.

Formamos nossos jovens não para o passado, mas sim para um futuro que é cada vez mais difícil de prever.

Queremos preparar uma geração de jovens empreendedores, capazes de atuar como agentes de transformação da realidade social, com atitudes proativas e capacidade de aprendizado contínuo. Só assim teremos a expectativa de construir um país capaz de sobreviver e prosperar na era digital. Esse será o enfoque dos congressistas durante o CBESP 2020, para o qual estão todos convidados. A revolução é sua também!

 

Fonte: ABMES