Pós-Graduação

Jornalismo Digital

O curso capacita jornalistas através de conhecimentos específicos e técnicos a atuarem profissionalmente, desenvolverem projetos e empreenderem no campo do jornalismo digital.

RECONHECIMENTOS

DURAÇÃO:

380h (12 meses)

PRÓXIMA TURMA:

Maio/2024

TURNOS:

Manhã

HORÁRIOS:

Sábados, das 8h às 12h (Aulas Remotas)

INVESTIMENTO:

R$149 (1ª parcela)*

+17x

R$ 211,56 (valor com 60% desc.)
Ex-alunos UniCarioca: 60% de desconto nas parcelas; Público externo: 50% de desconto nas parcelas.

*Valor promocional, com desconto aplicado, para matrículas novas:
.  Público externo: 50% de desconto nas demais parcelas até o final do curso = 17x de R$ 266,64
.  Ex-aluno UniCarioca: 60% de desconto nas demais mensalidades até o final do curso = 17x de R$ 211,56
​*Consulte condição especial para pagamento à vista.

Saiba mais sobre o curso

O curso será desenvolvido por meio de diversas técnicas de ensino-aprendizagem, que se alternam em função do assunto tratado na aula: apresentação de conceitos e sua respectiva aplicação prática no contexto das pequenas e médias empresas, por meio de exercícios guiados ou estudo de casos; experiencial, valorizando a vivência dos docentes e participantes, explorando casos reais, adotando técnicas de simulação e estimulando o diálogo constante; trabalhos individuais e/ou em grupo em atividades práticas.

 

Com a coordenação de:

Coordenador -

Jornalismo Digital

Luciana Roxo

Programação do Curso

  • Transformações no campo jornalístico contemporâneo: conceitos, desafios e possibilidades do jornalismo digital
  • Marketing Digital, Redes Sociais, Métricas de Marketing e Planejamento Integrado de Marketing
  • Empreendedorismo digital
  • Gestão de Negócios do Jornalismo Digital
  • Gestão de Projetos
  • Plataformas e suas especificidades: formatos e linguagens
  • Áudio jornalismo: web rádio e podcast
  • Jornalismo de Checagem (fact checking)
  • Técnicas de SEO e alavancagem de tráfego
  • Marketing de Conteúdo e Jornalismo de Marca (brand journalism)
  • Jornalismo de Dados
  • Monitoramento e métricas de informações e resultados
  • Projeto Integrador

Objetivos

A era digital trouxe novas possibilidades para a prática jornalística para além dos formatos tradicionais da mídia impressa, radiofônica e televisiva.

Diante da flexibilidade, inovação e acessibilidade econômica das plataformas digitais, novas modalidades de se produzir e veicular conteúdo jornalístico surgiram, provocando transformações e inovações no campo jornalístico que demandam novos conhecimentos, habilidades e competências dos profissionais.

 

 

Ao final do curso
o profissional estará apto a:

  • Capacitar alunos e alunas em relação às diversidades e inovações da prática jornalística no ambiente digital: conceitos, linguagens e plataformas;
  • Desenvolver nos alunos e alunas habilidades e competências de gestão e empreendedorismo;
  • Desenvolver nos alunos e alunas competências e habilidades específicas dentro do campo do jornalismo, tais como jornalismo de dados, jornalismo comunitário, jornalismo de marca (brand journalism), marketing de conteúdo, web rádio, web jornalismo, jornalismo de checagem de fatos (fact checking) etc.

Público-alvo

O curso destina-se a portadores de diploma de graduação plena emitido por Instituição de Ensino Superior (IES) oficial ou reconhecida pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) em Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Cinema e Relações Públicas) e outros, a critério da Comissão de Seleção.

Mercado de Trabalho

Diante da expansão do jornalismo digital e de sua complexidade e inovação, há uma demanda significativa de profissionais em busca de atualização e especialização em novos saberes e técnicas do campo jornalístico do século XXI.

 

 

Certificação

Será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências:

  • Participação e desenvolvimento nos trabalhos propostos em cada disciplina;
  • Aproveitamento mínimo de 70% (setenta por cento), isto é, nota final em cada disciplina igual ou superior a 7,0 (sete);
  • Frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária presencial de cada disciplina.
  • Certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, reconhecido pelo MEC em todo o território nacional.

MATRÍCULA

  • Documento de Identidade (n° de RG) – original e cópia;
  • Cadastro de Pessoa Física – CPF – original e cópia;
  • Diploma ou Declaração de conclusão do Curso de Ensino Superior – original e cópia;
  • Comprovante de Residência;
  • Currículo atualizado;
  • Histórico da Graduação;
  • 1 foto 3×4.
*Para a emissão do certificado de Pós Graduação, é imprescindível a apresentação do diploma de conclusão do Curso de Ensino Superior (original e cópia).

Luciana Roxo

COORDENADOR

Jornalismo Digital

E-MAIL

lroxo@unicarioca.edu.br

LINKS:

FORMAÇÃO ACADÊMICA

Doutora e mestre em comunicação social pelo Programa de Pós Graduação da PUC Rio; docente de graduação e pós-graduação nas áreas de jornalismo, cultura digital, mídias sociais e marketing; jornalista com especialização em marketing; 25 anos de experiência no mercado corporativo em comunicação digital, produção editorial, organização de eventos, endomarketing e comunicação corporativa. Tese de doutorado: “Com a palavra, os leitores: uma análise da conversação em rede sobre o jornalismo nas mídias sociais”. Prof orientador: Leonel Azevedo de Aguiar. Indicação para o prêmio de melhor tese da Capes (2020) pelo PPGCOM da PUC RJ. Dissertação de mestrado: “Mulheres no Facebook: um olhar sobre a sociabilidade e a exposição feminina em uma conversação em rede”. Profa orientadora: Angeluccia Habert.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

Jornalista diplomada pela PUC RJ com especialização em Gestão de Marketing pela UNESA. Possui 25 anos de experiência no mercado corporativo nas áreas de comunicação e marketing com ênfase em campanhas digitais e gestão de projetos. Professora de graduação e pós-graduação do Centro Universitário UniCarioca. Integrante do Grupo de Pesquisa Teorias do Jornalismo e Experiências Profissionais (PUC-Rio/CNPq).